Com muitas festas regionais e Culturais, com destaque para a festa do Peão Boiadeiro. Bonitas praças com homenagens aos fundadores.
Na Praça Oscar de Arruda as homenagens às colônias Japonesa e Italiana com os seus castelinhos, a fonte luminosa e o coreto com o mapa do Estado de São Paulo.
Todo mês de maio é marcado por grandes festas culturais e esportivas em comemoração ao aniversário da cidade que vão desde torneios de futebol, campeonatos de várias modalidades esportivas, festival de danças, bon-odori e a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro.
Estação Rodoviária
A praçaEntorno da cidade
Cristo da entrada da cidade
Praça
A Praça central
Câmara de Vereadores
Cristo da entrada da cidade
Obelisco na entrada da cidade
Vista áerea
Praça
Igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora
Vista parcial
Casas do programa social
Matriz
Prefeitura Municipal
Rio Feio que banha a cidade
Rodovia Marechal Rondon
Trevo de acesso
Antiga Estação Ferroviária
Capela de São Pedro
Trevo
Dados gerais da cidade de Valparaíso, São Paulo
Código do Município - 3556305
Gentílico - valparaisense
Prefeito (2017) LUCIO SANTO DE LIMA
População estimada [2018] 26.130 pessoas
População no último censo [2010] 22.576 pessoas
Densidade demográfica [2010] 26,33 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,7 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 5.946 pessoas
População ocupada [2017] 23,2 %
Posição geográfica da cidade de Valparaíso no estado de São Paulo
História da cidade de Valparaíso, São Paulo
Valparaíso
São Paulo – SP
História
No século passado, de Bauru às barrancas do Paraná, esta nossa região era habilitada pelos índios caingangs, que falavam a língua tupi. Nenhuma tribo de índios estava alojada onde se ergue Valparaíso.
A primeira aquisição de terra foi feita por Cantidiano Vieira, em 1917, segundo os registros encontrado no Cartório de Hipotecas e Imóveis de Araçatuba.
Atraídos pelas terras férteis, em 1919, Francisco de Paula Carvalho Sobrinho adquiriu 100 alqueires de Cantidiano Vieira. Esses “bandeirantes”, muitos ainda com raízes em Valparaíso foram: Francisco de Paula Carvalho Sobrinho, Dr. Francisco Vieira Leite, João Rodrigues Gomes, João Máximo de Carvalho, Francisco Fernandes Filho, Jorge Pupo, Gregório Prates da Fonseca, Jorge Brandine, Pedro Vitor e Oliver Rodrigues.
Quanto à origem do nome de nossa cidade, não foi dado por Gregório Prates, que lutou muito para que Valparaíso se chamasse Bandeirante. Este era o nome do barco de suas aventureiras e históricas viagens. O nome de Valparaíso foi dado por três pioneiros. Em 1.924, Francisco Carvalho, disse ao Dr. Leite, que esta terra era o “Paraíso”. Como nossa região está abrigada num vale, Dr. Leite sugeriu que o patrimônio deveria chamar-se “Vale do Paraíso”. Jorge Brandine, presente também naquele encontro, propôs que nossa terra deveria ser “Valparaíso”.
Esta eh a bandeira da cidade de Valparaíso, São Paulo
Este eh o brasão da cidade de Valparaíso, São Paulo
Fonte dos textos e fotos: portaldmoto.com.br / mapio.net / Wikipédia / IBGE / Prefeitura Municipal de Valparaíso, SP / Thymonthy Becker
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário