CIDADES BRASILEIRAS - DE A a Z : VINHEDO / SÃO PAULO / BRAZIL (5.519 / 5.570) POPULAÇÃO: 80.111 PESSOAS (IBGE 2020)

terça-feira, 6 de abril de 2021

VINHEDO / SÃO PAULO / BRAZIL (5.519 / 5.570) POPULAÇÃO: 80.111 PESSOAS (IBGE 2020)




Tornou-se um ponto de referência de cidades brasileiras que oferecem aos seus moradores uma qualidade de vida acima dos padrões nacionais. 
Em 1950 começa a ser oficialmente realizada a Festa da Uva de Vinhedo, plataforma de divulgação do principal produto da cidade. A cidade oferece boa qualidade de vida. Ao lado das vizinhas Valinhos e Louveira, Vinhedo é conhecida pelo grande número de condomínios com residências de alto padrão, os principais pontos turísticos: Parque Temático Hopi Hari, acesso pela Rodovia Anhanguera, Km 78. Parque Municipal Jayme Ferragut, local da Festa da Uva, o Parque Aquático Municipal e da sede do grupo de escoteiros de Vinhedo.

Portal dos Imigrantes, com Monumento ao Imigrante e Memorial do Imigrante, no Jardim Itália. Igreja Matriz de Santa´Anna, no centro da cidade. Centro Cultural Engº Güerino Mário Pescarini e Teatro Sylvia Alencar Matheus, no centro da cidade. Estação Ferroviária de Cargas e Passageiros tem prédio histórico, no centro da cidade, Represa João Gasparini, Fazenda Cachoeira e Quilombo remanescente. (Guia do Turismo Brasil)
Cristo Redentor e novo Portal de acesso à cidade de Itatiba. Mosteiro de São Bento. Casa de Retiro Silo e o Observatório Abrahão de Moraes. A festa da Uva em Vinhedo e as festividades acontecem no Parque Municipal Jayme Ferragut e recebem milhares de pessoas, entre moradores e turistas.
Conta com inúmeras atrações, incluindo exposição e venda de frutas, leilão de frutas premiadas, artesanatos diversos, parque de diversões, grandes shows com artistas de renome nacional, apresentações de dança, bandas regionais em diversos estilos musicais, performances variadas, praça de alimentação, desfile de cavaleiros, passeio de motociclistas, entre outras atividades. (Guia do Turismo Brasil) 
A 70 km da capital, Vinhedo alia aspectos naturais e históricos ao seu favor. Com uma localização privilegiada e tornou-se um ponto de referência entre o seleto grupo de cidades brasileiras que oferecem aos seus moradores uma qualidade de vida acima dos padrões nacionais. 
O desenvolvimento turístico, baseado na beleza natural e simplicidade do povo, faz com que a cidade tenha o necessário para receber bem a todos os visitantes. E atrações não faltam!
Além dos pontos turísticos que mesclam história, religiosidade e lazer, a cidade conta com dois parques temáticos e um teatro que serve de palco para renomadas apresentações artísticas. (Câmara Municipal de Vinhedo)
Já para aqueles que estão em busca de um passeio diferente, a dica são as vinícolas espalhadas pela cidade ou propriedades agrícolas que comercializam vinhos, sucos e doces, sem intermediários. 
Muitas são as atrações para conhecer em Vinhedo. Além da natureza presente em toda a sua extensão, muito tem sido feito para preservar as tradições e cultura dos antepassados que ajudam a construir a cidade, aliando qualidade de vida e bem-estar. (Câmara Municipal de Vinhedo) 
Avenida 2 de abril (G. Romanini)
Centro de Vinhedo, SP (Detog)
Centro Cultural de Vinhedo, SP (Paulo Aventureiro)
Coreto do Residencial Aquário (Paulo Aventureiro)
Câmara Municipal de Vinhedo, SP (Câmara de Vereadores)
Estação Ferroviária (Câmara Municipal de Vinhedo, SP)
Festa da Uva e Vinho (Paulo Aventureiro)
Parque Hopi Hari (Wikipédia)
Praça da Igreja Matriz (Câmara Municipal de Vinhedo, SP)
Monumento ao Imigrante Herói (Paulo Aventureiro)



Roda Gigante do Parque Hopi Hari (Câmara Municipal de Vinhedo, SP)
Parque Hopi Hari (Câmara Municipal de Vinhedo, SP)
Portal do Cristo Redentor (Paulo Aventureiro)
Praça Francisco Hitner (Paulo Aventureiro)
Praça Santana (Paulo Aventureiro)
Vista aérea da cidade de Vinhedo, SP (Câmara Municipal)
Parque Hopi Hari (Paulo Aventureiro)
Parcial da cidade de Vinhedo, SP (Detog)
Vinhedo, SP (Guia do Turismo Brasil)
Avenida em Vinhedo, SP (Câmara Municipal)
Globo na praça de Vinhedo, SP - (Carlos Fante)
PONTOS TURÍSTICOS (Por Câmara Municipal de Vinhedo)
PORTAL DOS IMIGRANTES 
Inaugurado em 1982, homenageia os imigrantes italianos que se fixaram na região. Estrada da Boiada s/nº – Portal. 
PARQUE MUNICIPAL JAYME FERRAGUT 
Local onde são realizados os maiores eventos da cidade. O espaço conta com ginásio de esportes, lago e Parque Aquático Municipal. Avenida dos Imigrantes, s/nº – Portal. 
MEMORIAL DO IMIGRANTE 
Complexo cultural com mais de 7mil m² abertos ao público, com 877 m² de área construída, divididos em 6 prédios com predomínio do estilo arquitetônico renascentista. 
Avenida dos Imigrantes s/nº.
PRAÇA FRANCISCO HITNER 
Inaugurada em 2008, homenageia os ex-combatentes na Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial. Conta com jardins, banheiros, quiosques e avião utilizado na guerra, doado pela Aeronáutica. 
Ruas Manoel Matheus e Andorinhas – Jardim Junco. (Carlos Fante)
PRAÇA DO AQUÁRIO 
Inaugurado em 1990 o espaço conta com dois lagos, área para corrida e caminhada, playground, espaço para atividades físicas, campo de futebol e quadras. 
Avenida Independência s/nº. (Robson leme)
IGREJA MATRIZ DE SANT’ANNA 
Construída no distrito de Rocinha em homenagem aquela que viria a ser a padroeira da cidade. Foi substituída pela atual matriz em 1958, obra que mobilizou por quase uma década a maior parte da população com donativos. 
TEATRO MUNICIPAL SYLVIA DE ALENCAR MATHEUS 
Localizado no Centro da cidade, tem capacidade para cerca de 500 pessoas e possui completa estrutura. 
Rua Monteiro de Barros, 101 – Centro. 
REPRESA JOÃO GASPARINI 
Conhecida como Represa II é um dos locais mais visitados da cidade desde a sua inauguração, em 1979. O local conta com fonte natural, lago, árvores frutíferas, quadras, praças, playgrounds e espaço para eventos esportivos e culturais. (Paulo Aventureiro)
CRISTO REDENTOR 
Inaugurada em 1976, a réplica se localiza na parte mais alta de Vinhedo. 
MOSTEIRO DE SÃO BENTO 
Em 1958 os monges beneditinos escolheram Vinhedo para sua moradia e construíram um prédio de arquitetura moderna e única,onde todas as atividades são desenvolvidas por eles próprios. Telefone: (19) 3876-4788. (Paulo Aventureiro)
SILOÉ 
Fundada em 1972 a casa de retiro é um local anexo ao Mosteiro e é administrado pelos monges beneditinos. Possui ampla estrutura com acomodações, refeitório, loja de artigos religiosos e está aberto para visitação. 
Telefone: (19) 3876-3439. 
PRAÇA JOSÉ VON ZUBEN – FONTE DA AMIZADE 
Construída em 2004, a Fonte da Amizade, localizada na Praça José Von Zuben, é um dos cartões postais do município. 
Av. Castelo Branco, s/nº – Nova VInhedo. 
ONDE SE HOSPEDAR (SUGESTÃO) 
VINHEDO PLAZA HOTEL 
possui 68 Aptos (4 adaptados para pessoas com necessidades especiais) e 6 Bangalôs. 
Localizado estrategicamente a 71 km de São Paulo e a 22 km do aeroporto de Viracopos, o Vinhedo Plaza Hotel proporciona completa infraestrutura em eventos e hospedagem. 
O Hotel fica localizado a 5 minutos do centro da cidade de Vinhedo e o acesso à rodovia é fácil e rápido. 


DADOS GERAIS DA CIDADE DE VINHEDO, SÃO PAULO
Código do Município - 3556701 
Gentílico - vinhedense 
Prefeito 2017 / JAIME CESAR DA CRUZ 
População estimada [2017] - 75.129 pessoas 
População no último censo [2010] - 63.611 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 779,51 hab/km² 
Pessoal ocupado [2015] - 41.133 pessoas 
População ocupada [2015] - 56,7 % 
Área da unidade territorial [2016] - 81,604 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 95,2 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 86,1 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 51,9 % 
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE VINHEDO NO ESTADO DE SÃO PAULO
HISTÓRICO DA CIDADE DE VINHEDO, SÃO PAULO
História 
Rocinha era o primitivo nome do atual município de Vinhedo. Segundo judiciosa tradição, a região ainda agreste, nas cercanias de Jundiaí, era cortada por duas estradas carroçáveis que constituem as únicas vias de comunicação para servir aos marchantes que demandavam para a Capital e Santos, ora conduzindo bois, ora transportando café ou sal. Foi às margens de uma dessas estradas que surgiu a vila.

Inicialmente uma modesta casa foi construída e uma pequena roça cultivada. Esse ponto servia de paragem aos viajares daquela época que tinham ali um remanso acolhedor para si e suas tropas. A pequena roça servia de indicação local, daí a razão de sua primitiva denominação, que perdurou por muitos e muitos anos, sendo ainda por muitos assim conhecida.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE VINHEDO, SÃO PAULO
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE VINHEDO, SÃO PAULO

Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / Wikipédia / Câmara Municipal de Vinhedo, SP / guiadoturismobrasil.com / 


VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE


Conheça o Estado do Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSQUE AQUI A CIDADE QUE VOCÊ PROCURA