Em agosto, a cidade é tomada por visitante de todos os lugares, inclusive do exterior. O dia 22 de agosto é uma grande celebração, com a romaria até o povoado Paulica, que já faz parte da tradição da cidade.
A BR 222, que dá acesso à cidade, fica interditada pela Polícia Rodoviária Federal enquanto a “imagem do santo” não chega ao seu destino. Os dias 30 e 31 de agosto não são diferentes, a cidade fica um alvoroço, mas a agitação faz parte do evento, tudo de forma organizada.
Pórtico na estrada da cidade
Pirulito na região centralRua da cidade
Rua da cidade
Rua da cidade
Praça da Matriz
Escadarias da Matriz
Igreja Matriz de São Sebastião
Praia de água doce
Vista parcial
Vista aérea
Praça
Vista parcial
Parque dos Buritis
Vista aérea
Dados gerais da cidade de Vargem Grande, Maranhão
Código do Município - 2112704
Gentílico - vargem-grandense
Prefeito (2017) JOSE CARLOS DE OLIVEIRA BARROS
População estimada [2018] 55.841 pessoas
População no último censo [2010] 49.412 pessoas
Densidade demográfica [2010] 25,24 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,9 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 2.532 pessoas
População ocupada [2017] 4,5 %
Posição geográfica da cidade de Vargem Grande no estado do Maranhão
História da cidade de Varge Grande, Maranhão
Vargem Grande
Maranhão – MA
História
Vargem Grande foi elevada à categoria de cidade em 1938, mas a formação política e jurídica do município de que é sede teve origem com a criação, em 1835, da vila da manga do Iguará (hoje Nina Rodrigues). Em 1840, ainda uma pequena povoação, serviu de acampamento à 3ª Coluna, sob as ordens do major Feliciano Antônio Falcão, das tropas comandadas pelo coronel Luís Alves de Lima e Silva na repressão da Balaiada.
Somente em julho de 1842 passou à condição de vila. Antigo ponto de encontro das estradas de boiadas que vinham de Caxias e Itapecuru-Mirim, até hoje Vargem Grande, apesar de ser um grande centro de produção agrícola, demonstra sua forte vocação para pecuária. Entre os ilustres filhos da terra, o que mais se destacou foi Raimundo Nina Rodrigues. Médico, patologista, criminalista, professor e etnógrafo, Nina Rodrigues conquistou renome internacional e é considerado o criador da antropologia criminal em nosso país.
Fonte dos textos e fotos: IBGE / vargemgrandemaranhao.blogspot.com / Prefeitura Municipal de Vargem Grande, MA / Thymonthy Becker / Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário