CIDADES BRASILEIRAS - DE A a Z : VARGEM GRANDE DO SUL / SÃO PAULO / BRAZIL (5.439 / 5.570) POPULAÇÃO: 43.110 PESSOAS (IBGE 2020)

terça-feira, 6 de abril de 2021

VARGEM GRANDE DO SUL / SÃO PAULO / BRAZIL (5.439 / 5.570) POPULAÇÃO: 43.110 PESSOAS (IBGE 2020)




A agricultura eh o principal eixo da economia da cidade, principalmente o cultivo da cana de açúcar 


Casa da Cultura 
A Casa da Cultura de Vargem Grande do Sul está instalada em um prédio típico da arquitetura urbana do início do século XX, que completamente restaurada foi reinaugurada em dezembro de 2006. 
Diversas oficinas culturais são realizadas durante o ano na Casa da Cultura, além das visitas monitoradas feitas com os alunos da rede pública e particular do município, recebendo assim, em média, 2.500 pessoas por ano. 
Escola de Música “Manoel Martins” 
A Escola de Música se localiza no antigo prédio da Sociedade Espanhola localizado na Rua Prudente de Moraes. O Prédio foi ampliado e totalmente restaurado em 2006 para abrigar diversos projetos musicais com o projeto Guri, a Corporação Musical “Luis Malatesta” aulas de violão e diversas oficinas culturais musicais. 
Câmara de vereadores
O Cristo da cidade
Escola técnica
Fonte luminosa
Vista aérea
Casarão
Igreja Matriz
Praça da Matriz
Trevo de acesso

Ruas
Dados gerais da cidade de Vargem Grande do Sul, São Paulo
Código do Município - 3556404 
Gentílico - vargem-grandense 
Prefeito (2017) AMARILDO DUZI MORAES 
População estimada [2018] 42.573 pessoas 
População no último censo [2010] 39.266 pessoas 

Densidade demográfica [2010] 146,94 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,2 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 8.736 pessoas 
População ocupada [2017] 20,6 % 
Posição geográfica da cidade de Vargem Grande do Sul no estado de São Paulo
História da cidade de Vargem Grande do Sul, São Paulo
Vargem grande do Sul 
São Paulo - SP 
História 
Desde meados do século XVII bandeirantes e tropeiros percorriam a chamada Estrada Grande, Boiadeira ou Francana rumo a Goiás, entre elas a de Bartolomeu Bueno, o Anhanguera, e de seu filho, Bartolomeu Bueno da Silva. 
Ao longo desta estrada, vão se instalando fazendas necessárias para o fornecimento de alimentos aos Bandeirantes e casas para seu abrigo e repouso. Estas fazendas são resultantes das Semarias que foram sendo concedidas ao longo do traçado da estrada. 


Entre outras, são concedidas Sesmarias ao Padre João José Vieira Ramalho e ao Sargento Mor José Garcia Leal. Da Sesmaria de João José Vieira Ramalho surgiria São João da Boa Vista. A sesmaria de José Garcia Leal, conhecida por Sesmaria Várzea Grande, ia desde a Serra dos Rabello (Sant’Ana e Fartura), até Bagassu (Pirassununga), do Córrego Aterrado (Casa Branca), até o Rio Itupeva (São João da Boa Vista), limitando-se com Aguaí, na Fazenda Embirussu. 
De 1828 a 1874, houve muitas disputas pelas terras da Fazenda Várzea Grande. A Sesmaria dos Garcia Leal deu origem a dezenas de Fazendas e Sítios. Da Fazenda Várzea Grande surgiu uma subdivisão de mais de 60 sítios. 
Numa dessas áreas existia uma povoação instalada no chamado Bairro da Porteira, cujo nome tem origem numa histórica porteira que abria caminho para Casa Branca e para a Fazenda Lagoa Formosa. 
Em 26 de setembro de 1874 houve a divisão definitiva, a primeira missa foi realizada pelo Pe. José Valeriano de Souza, vigário de São João da Boa Vista. Como não havia templo, a missa foi rezada na casa do Sr. João Carneiro, às margens de um córrego que desaguava no Rio Verde (Córrego da Grama).
Esta eh a bandeira da cidade de Vargem Grande do Sul, São Paulo
Este eh o brasão da cidade de Vargem Grande do Sul, São Paulo

Fonte dos textos e fotos: IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Charlie / Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul, SP 


VALEU POP VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE


Leia Os Sonhos que Sonhei


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSQUE AQUI A CIDADE QUE VOCÊ PROCURA