Cidade de Fronteira conhecida como Capital da Paz, tem Campeonato de Velocross, Cavalgadas, Eventos esportivos, Culturais e Religiosos. Tem Turismo de Aventuras e Ecoturismo.
CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL, DE A A Z
OBELISCO DA PAZ
Marco histórico, erguido pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e Governo do Estado, assinala a região onde, em 1845, foram feitas as tratativas de paz pelos Farroupilhas. Localização: 45 km da cidade
IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
Suas obras iniciaram em 1899. A invocação lembra a origem luso-espanhola da população, vitrais importados da Alemanha (1937).Localiza-se em frente a Praça General Osório, no centro da cidade.Localização: Rua Bernardino Ângelo.
PARQUE DE EXPOSIÇÃO JUVENTINO CORRÊA DE MOURA
Fundado em 03 de outubro de 1931, é a sede da Exposição Feira Agropecuária do Município (Farmshow), do Ponche Verde da Canção Gaúcha e do Parque em Festa.Situado na zona oeste da cidade.Localização: Rua Juventino de Moura Corrêa
PREFEITURA PÚBLICA
Prédio tombado pelo decreto estadual, teve a construção iniciada em 1927, quando era prefeito Dr. Herófilo Azambuja.Prédio neo-clássico, tem o salão nobre em estilo Luiz XVI, com galeria dos ex-prefeitos.Localização: Av.: Borges de Medeiros
CAIXA D`ÁGUA
Prédio tombado pelo patrimônio histórico do estado, é um símbolo urbano de Dom Pedrito. O reservatório foi elevado no centro de outro ponto turístico, a praça General Osório e foi inaugurado em 1935, quando era Flores da Cunha Governador do estado e Leopoldino Dutra Sobrinho, prefeito. É a atual sede da Assessoria de Tradição, Folclore, Turismo e Lazer. Localização: Praça General Osório
Vista aérea
Câmara PúblicaCavalgada da Paz
Museu
Vistas parciais
Trevo na entrada da cidade
Campeonato de Velocross
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Pública de Dom Pedrito, RS / Charlie Styforlamber / IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia
CIDADE AMIGA DE DOM PEDRITO
VIGIA / PARÁ / BRAZIL
Tem o Círio mais antigo do estado, além do carnaval, que é um dos mais badalados da região. Turismo de Aventuras e Ecoturismo.
Localizado no nordeste paraense, é o município mais antigo do Estado e tem o Círio mais antigo também, além do carnaval, que é um dos mais badalados da região. Vigiense, o professor e diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade da Amazônia (Unama), Mário Tito Almeida, define Vigia como uma cidade paraense por excelência.
Nas palavras do mestre, a cidadezinha, além de revelar uma grande expressão da devoção mariana, tem esse sentido de renovar a energia, de voltar à característica primeira, sentir o chão amazônico, o rio, os igarapés, a igreja grande e a relação entre os mais próximos. (DOL - Diário OnOline)
Nas palavras do mestre, a cidadezinha, além de revelar uma grande expressão da devoção mariana, tem esse sentido de renovar a energia, de voltar à característica primeira, sentir o chão amazônico, o rio, os igarapés, a igreja grande e a relação entre os mais próximos. (DOL - Diário OnOline)
Os jesuítas em Vigia no Pará, assim como em muitas outras regiões do Brasil, influenciaram nas devoções de santos como nossa senhora de Nazaré e utilizaram a mão de obra indígena e dos negros escravos para ajudar a construir monumentos para ajudar a transmitir a evangelização, como a igrejas de pedra, a igreja matriz ou também chamada igreja dos romeiros, que contribuíram para transmiti-la a evangelização por meio dessas construções.
Com o advento da Lei Pombalina, expedida em 1761, os jesuítas foram expulsos do Brasil e Vigia foi elevada a Paróquia secular, sendo também criado, ali, um colégio secular. (Wikipédia)
Com o advento da Lei Pombalina, expedida em 1761, os jesuítas foram expulsos do Brasil e Vigia foi elevada a Paróquia secular, sendo também criado, ali, um colégio secular. (Wikipédia)
Barcos na Orla da cidade de Vigia, Pará (X-Pinheiro Esporte Clube de Vigia-PA)
IGREJA DE PEDRA
A Capela do Senhor dos Passos (Igreja de Pedras) datada do século XVIII, é um templo construído pelos Jesuítas toda em pedras sobrepostas e sem reboco. Conhecida, hoje, como Igreja do Bom Jesus, porque lhe guardava a imagem. Nessa época foi transferida para a igreja Madre de Deus a imagem do Bom Jesus, para que a Igreja de Pedras fosse concluída. (Prefeitura Municipal)
IGREJA MADRE DE DEUS
Em 28 de fevereiro de 1733, o padre provincial da Companhia de Jesus, José Lopes, superior do Colégio da Mãe de Deus, com despacho do Senado da Câmara da Vila da Vigia de Nazaré, iniciou a edificação da Igreja da Madre de Deus. A expansão e ocupação territorial instaurada por Portugal, em parceria com a Companhia de Jesus. (Prefeitura Municipal)
TREM DE GUERRA
Este foi denominado Trem de Guerra. No período da Cabanagem, quando o movimento se espalhou pelo interior do Estado do Pará, a então Vila de Vigia, foi invadida pelos revoltosos em 1835. Hoje o prédio é sede da Câmara dos Vereadores da cidade. (Prefeitura Municipal)
CIRO DE NAZARÉ
É o Círio mais antigo do Pará. Acontece há mais de 300 anos, sempre no segundo domingo do mês de setembro. Contam os moradores que a história do Círio de Vigia é anterior a chegada dos jesuítas naquele município, em 1730. Registros do Padre José Ferreira relatam que já em 1697 havia grande devoção. (Prefeitura Municipal)
Poço dos Jesuítas da cidade de Vigia, PA (X-Pinheiro Esporte Clube de Vigia-PA)
Entorno da cidade de Vigia, PA (Prefeitura Municipal)
Comemorações do Ciro de Nazaré da cidade de Vigia, PA (X-Pinheiro Esporte Clube de Vigia-PA)
Câmara Municipal (Trem de Guerra) da cidade de Vigia, PA (X-Pinheiro Esporte Clube de Vigia-PA)
Barracas exposta durante o carnaval da cidade de Vigia, PA (X-Pinheiro Esporte Clube de Vigia-PA)
Escola Municipal (Em Reformas) da cidade de Vigia, PA (Prefeitura Municipal)
Estação Rodoviária da cidade de Vigia, PA (X-Pinheiro Esporte Clube de Vigia-PA)
A cidade e o Rio Pará da cidade de Vigia, PA (X-Pinheiro Esporte Clube de Vigia-PA)
Igreja Matriz Madre de Deus da cidade de Vigia, PA (X-Pinheiro Esporte Clube de Vigia-PA)
Museu Barão de Guajará da cidade de Vigia, PA (X-Pinheiro Esporte Clube de Vigia-PA)
Poço dos Jesuítas da cidade de Vigia, PA (X-Pinheiro Esporte Clube de Vigia-PA)
Rio Guajará-Mirim da cidade de Vigia, PA (X-Pinheiro Esporte Clube de Vigia-PA)
Rua da cidade de Vigia, PA (Prefeitura Municipal)
Rua da cidade de Vigia, PA (Prefeitura Municipal)
Rua da cidade de Vigia, PA (Prefeitura Municipal)
Rua da Igreja de Pedra da cidade de Vigia, PA (Carlos Couto)
Orla da cidade de Vigia, PA (X-Pinheiro Esporte Clube de Vigia-PA)
Pórtico na entrada da cidade de Vigia, PA (X-Pinheiro Esporte Clube de Vigia-PA)
Vista aérea da cidade de Vigia, PA (G1.globo.com)
Os barcos na Orla da cidade de Vigia, PA (G1.globo.com)
Rua da cidade de Vigia, PA (Prefeitura Municipal)
DADOS GERAIS DA CIDADE DE VIGIA, PARÁ
Código do Município - 1508209
Gentílico - vigiense
Prefeito 2017 / CAMILLE MACEDO PAIVA DE VASCONCELOS
População estimada [2017] - 52.216 pessoas
População no último censo [2010] - 47.889 pessoas
Densidade demográfica [2010] - 88,83 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015] - 1,7 salários mínimos
Pessoal ocupado [2015] - 2.698 pessoas
População ocupada [2015] - 5,3 %
Área da unidade territorial [2016] - 539,079 km²
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 7,6 %
Arborização de vias públicas [2010] - 17,4 %
Urbanização de vias públicas [2010] - 2,5 %
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE VIGIA NO ESTADO DO PARÁ
HISTÓRICO DA CIDADE DE VIGIA, PARÁ
História
A origem da cidade de Vigia remonta ao tempo em que o território era ocupado pelos índios Tupinambás, que no local fizeram uma aldeia denominada Uruitá.
Atendendo à sua posição, o governo colonial fez dela um posto fiscal, não só para proteger as embarcações que demandavam Belém, como para fiscalizá-las, prevenindo o contrabando.
Desta utilidade veio-lhe o nome atual de Vigia, pelo fato da existência de um posto guarnecido com essa denominação.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE VIGIA, PARÁ
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE VIGIA, PARÁ
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Governo de Vigia, PA / Wikipédia / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / xpinheiroecvigia.blogspot.com.br / diarioonline.com.br /
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE
Conheça o Estado do Mato Grosso - Veja nossas sugestões abaixo
SONHOS DE UM VIAJANTE
A IDOSA COM A VELA ACESA
Estava numa estreita estrada que ligava um bairro a outro. Esta estrada era bem curta, deveria ter uns 200 metros. Era noite e ela estava totalmente escura. Eu tinha que ir até o outro bairro, mas temia ir sem ver nada. Nisto passou um ônibus e sai correndo atrás dele, para aproveitar a luz de sua lanterna. Mas o ônibus correu muito e fui ficando para trás e no meio desta passagem, vi uma mulher carregando uma vela. Não consegui ver o rosto dela direito, devido estar muito escuro, mas deu para ver que era idosa.
Já chegando ao outro bairro, ao passar por um portão e já com a luz do poste, três cachorro saíram deste portão e vieram na minha direção. Fiquei temendo que estes cachorros me mordessem e tentei brincar com eles. Mas o maior virou para mim e disse que não queria brincadeira, queria briga. Sai correndo muito e apenas um correu atrás de mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário