Um conjunto harmonioso que chama atenção pela beleza durante o dia, assume à noite um visual deslumbrante, digno do seu conceito de autêntico Cartão Postal da cidade e da região, ao proporcionar aos habitantes e visitantes opções de lazer, entretenimento e descontração.
Parque Ecoturístico Municipal
Situado a poucos quilômetros da cidade, um paraíso natural localiza-se às margens do Rio São José dos Dourados, um dos mais belos do interior: O Parque Ecoturístico Municipal, com uma área de 12 alqueires, cobertas de centenária vegetação, relíquia da Mata Atlântica, toda destinada à prática do turismo e preservação ambiental.
O parque, todo iluminado conta com ampla área de Camping, com toda infraestrutura necessária, quiosques com churrasqueiras, piscina, escorregador aquático, completo restaurante, trilhas iluminadas para passeios na mata, quadras de areia, playground, corredeiras, setores de pesca, também com trilhas iluminadas e plataformas de concreto ao longo do rio, na sua parte destinada a pescaria.
É ligado à cidade por estrada pavimentada, e recebe prestação complementar de serviços de segurança, nos feriados, e finais de semana. O Parque Ecoturístico é um dos locais mais aprazíveis da região.
Chopplândia
Eh um desses pontos de atração, localizado na zona central da cidade, e foi inaugurado no dia 03/05/1985. Trata-se de um conjunto harmonioso, construído com extremo bom gosto, que chama atenção pela beleza durante o dia, assume à noite um visual deslumbrante, digno do seu conceito de autêntico Cartão Postal da cidade e da região, ao proporcionar aos habitantes e visitantes opções de lazer, entretenimento e descontração.
O local, conhecido regionalmente como Chopplândia, conta com um lindo restaurante às margens de dois Lagos naturais, cascatas, quiosques com churrasqueiras, escorregador aquático, praia, praça de esportes, Centro de Convivência de Uso Múltiplo, bosque, viveiro de aves ornamentais, e setor de pesca.
Rua da cidadeParqueAcesso ao parquePraça centralPraça central
Praça centralParque
Vista aéreaVista aéreaPraça da Matriz
Estação FerroviáriaVista parcialMaduga HotelRestaurante CasarãoMatriz de São Sebastião
Praça da MatrizUniversidadeChegando ou saindo Dados gerais sobre a cidade de Valentim Gentil, São Paulo
Código do Município - 3556107
Gentílico - valentim-gentilense
Prefeito (2017) ADILSON JESUS PEREZ SEGURA
População estimada [2018] 13.115 pessoas
População no último censo [2010] 11.036 pessoas
Densidade demográfica [2010] 73,72 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,9 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 3.591 pessoas
População ocupada [2017] 28,1 %
Posição geográfica da cidade de Valentim Gentil no estado de São Paulo
História da cidade de Valentim Gentil, São Paulo
Valentim Gentil
São Paulo – SP
HISTÓRICO
Por volta de 1940 a Estrada de Ferro Araraquarense demandava rumo ao extremo oeste de São
Paulo, atingindo a cidade de Votuporanga. Os grandes proprietários da região, motivados pela fácil
comunicação com outros centros, passaram a lotear suas terras em pequenas fazendas, para facilitar o
povoamento. O povoado de Jacilândia (terra da lua) nasceu desse movimento, quando as primeiras
famílias dos pioneiros Rafael Cavalin e Ramon Céspede Ramos adquiriram, em 1943, uma gleba de 28
alqueires de terras, de José Honório Filho.
Procederam loteamento das terras, dotando o patrimônio de largas avenidas e ruas. Os
novecentos lotes foram todos vendidos em menos de um ano, para os que chegavam das zonas
Mogiana, Noroeste e Sorocabana.
Na ocasião da emancipação política, em 1948, ocorreu a alteração do nome Jacilândia para
Valentim Gentil, em homenagem ao Deputado Estadual, então Presidente da Assembléia Legislativa do
Estado.
Gentílico: valentim-gentilense
Este eh o brasão da cidade de Valentim Gentil, São Paulo
Fonte dos textos e fotos: memorialdosmunicipios.com.br / Wikipédia / IBGE / Prefeitura Municipal de Valentim Gentil, SP / Thymonthy Becker
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE
Leia Os Sonhos que Sonhei
CIDADE AMIGA DE VALENTIM GENTIL
ESPÍRITO SANTO DO DOURADO / MINAS GERAIS
A cidade se encontra a 910 metros de altitude, em território montanhoso, onde se destacam as serras do Gonçalves e do Cervo e o pico da Bandeira, com 1.500 metros de altura. Como beleza natural, a região oferece a cachoeira do Bordado e do Marcílio.
Foto - PMESD
Foto - PMESDFoto - PMESDFoto - PMESDFoto - PMESDUnidade Básica de Sáude
Foto - PMESDSEJA MUITO BEM VINDO A PACATA E CHARMOSA CIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO. CARINHOSAMENTE CHAMADA DE PRAIA.
imagem - Tiago de Melo Pereira
Outra atração existente na cidade são as festas religiosas, como a Festa de São Benedito e Festa de Nossa Senhora do Rosário.
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
A BONITA MATRIZ DO DIVINO ESPÍRITO SANTO E SUA BELA PRAÇA
imagem - Tiago de Melo Pereira
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
AQUI A SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL E A CÂMARA DE VEREADORES
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - ?
IGREJA DE SÃO PEDRO QUE FICA NO BAIRRO SÃO PEDRO
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
imagem - Tiago de Melo Pereira
População estimada 2016 (1) - 4.692
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 263,879
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 16,78
Código do Município 3124401
Gentílico - douradense
Prefeito 2017 / ADALTO LUIS LEAL
ORIGEM DO NOME
Por volta de 1911, o nome Espírito Santo do Dourado foi dado à localidade, em homenagem ao seu padroeiro Divino Espírito Santo e, também, por causa do Rio Dourado. As constantes chuvas transbordavam o Rio Dourado e seu afluente Imbiruçu, enchendo toda a parte baixa, deixando em suas margens uma areia fina de aspecto claro, parecida com as do litoral. A partir daí, surgiu a denominação “praia”.
Na década de 40, começaram a chamar a localidade de jangada, por existir na região grande quantidade de madeira própria para fabricação de jangadas. Mas os moradores não concordaram com esse nome, continuando a chamar a cidade de espírito santo do dourado, ou, carinhosamente, de praia.
Gentílico: douradense
Histórico
Espírito Santo do Dourado
Minas Gerais - MG
HISTÓRICO
Desde a última década do século XVII, a descoberta de ouro trouxe muitos 'Bandeirantes Paulistas' a esta região de Minas. Os Vales do Sapucaí e do Rio Verde foram vasculhados em busca do metal precioso, incluindo o Rio Mandú.
Seguindo as pegadas dos mineiros, o fisco articulava formas e meios de cobrar o Quinto da Coroa Portuguesa. Sendo assim, foi instalado na região o Ouvidor Real, Cipriano José da Rocha, às margens do Rio Mandú. e no Sapucaí Mirim foi instalado um posto de Registro, com quartel e tropas que funcionaram até 1770, ficando o povoado nascido em volta conhecido como Mandú.
Esse povoado deu origem ao município. Registra-se que, em 1895, chegaram alguns italianos, entre eles, Domingos Gianini, Luís Gianini e José Gianini, que fixaram suas residências e montaram comércio de produtos de todo gênero.
As terras banhadas pelo Rio Dourado e seus afluentes, acrescentadas ao clima agradável da região foram atraindo as pessoas de localidades vizinhas. Assim, foram crescendo as famílias na região, e um arraial acabou se formando.
Os bandeirantes trouxeram uma imagem do Divino Espírito Santo esculpida em madeira, em forma de uma pomba, e fixaram-na no altar de uma igrejinha feita de madeira e coberta de sapé. Com isso, essa figura tornou-se padroeiro da cidade que se formaria.
Por volta de 1911, o nome Espírito Santo do Dourado foi dado à localidade, em homenagem ao seu padroeiro Divino Espírito Santo e, também, por causa do Rio Dourado. Essa denominação foi confirmada mais tarde, pela Lei nº 336 de 27 de dezembro de 1948.
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE ESPÍRITO SANTO DO DOURADO, MG
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de Espírito Santo do Dourado / Wikipédia /
DA JANELA DO TREM VOCÊ PODE CONHECER O MUNDO
SONHOS DE UM VIAJANTE
TRANSPORTE HOLOGRÁFICO PARA SÃO PAULO
Estava dentro as casa da minha mãe. Estava na hora do almoço e eu tinha ido almoçar. Havia muita falação, pois meus 17 irmãos estavam na casa e todos falavam quase que ao mesmo tempo. Eu trabalhava na Rede ferroviária que ficava quase em frente a minha casa. Olhei para o relógio e vi que faltavam quinze minutos para sete da manhã. Eu teria que estar no serviço às sete horas. O horário do meu almoço era de seis da manhã às sete da manhã. Meu pai estava deitado numa rede que tinha no quartinho onde eu dormia. Ele balançava na rede e sorria de algo. Minha mãe estava no fogão cozinhando algo.
Meus irmãos andavam de um lado para outro, a maioria também indo para o serviço. Olhei para o relógio novamente e vi que faltavam dez minutos para sete horas. Fui até o quartinho onde eu dormia e meu pai estava, pedi a benção a ele. Passei pela minha mãe, pedi a benção também e fui indo embora. Quando cheguei no alpendre de nossa casa, vi que no alto deste alpendre, perto do telhado, do lado de dentro, havia uma imagem holográfica do mapa de são Paulo. Esta imagem refletia várias cores e ficava meio que balançando.
Cheguei em baixo desta imagem para ver melhor e saber como ela aparecia ali. Nisto a imagem me puxou para dentro dela. Fiquei dentro da imagem virtual e não conseguia sair. Nisto a imagem foi desaparecendo comigo e me deixando cair numa praça imensa que não sabia qual era. Perguntei a um homem que passava que lugar era aquele. Ele disse que era São Paulo. Fiquei meio desesperado me perguntando como conseguiria chegar ao serviço às sete horas, se estava tão longe de casa.
SONHOS MAIS INTERESSANTES
Nenhum comentário:
Postar um comentário