CIDADES BRASILEIRAS - DE A a Z : BALNEÁRIO ARROIO DA SILVA / SANTA CATARINA / BRAZIL (0466 / 5.570) POPULAÇÃO: 13.430 PESSOAS (IBGE 2020)

sábado, 20 de março de 2021

BALNEÁRIO ARROIO DA SILVA / SANTA CATARINA / BRAZIL (0466 / 5.570) POPULAÇÃO: 13.430 PESSOAS (IBGE 2020)


Conhecida por sua extensa e bela praia, por sua plataforma de pesca e pela arrancada de Caminhões, a cidade tem muitos atrativos para os amantes do Turismo de Aventura, Ecoturismo e Turismo Esportivo.

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL. DE A A Z


PRAIAS DA CIDADE
Com 22 km de orla, a cidade tem uma das maiores extensão de orla marítimas do Brazil.


ARRANCADA DE CAMINHÕES
Eh o maior evento do gênero automobilístico realizado a beira mar no mundo.


PLATAFORMA DE PESCA
Com 450 metros de extensão, no local tem restaurante e toda infraestrutura para os turistas.



ONDE FICAR:
Camping e Pousada Serra e Mar


Pousada Costa Azul


Pousada do rei
ONDE COMER:
Restaurante Daumoro


Restaurante Hug's
Sorveteria Nevaska
Vista aérea da cidade
Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Navegantes

Prefeitura Municipal
Vistas Parciais da cidade






Ruas e Avenidas da cidade


Trevo de acesso para a cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 4201950
Gentílico - arroio-silvense
Prefeito (2017 / 2020) JUSCELINO DA SILVA GUIMARAES
População estimada [2019] 13.071 pessoas 
População no último censo [2010] 9.586 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 100,63 hab/km² 
Posição geográfica da cidade no Brazil
COMO TUDO COMEÇOU
História
Balneário Arroio do Silva - Santa Catarina - SC
Histórico:
O nome Balneário Arroio do Silva é proveniente de uma família que morava no campo, e por haver um arroio existente até hoje, que corria perto da casa da família Silva. A padroeira é Nossa Senhora dos Navegantes, protetora dos pescadores, festejada em dois de fevereiro.


Os primeiros moradores fixos foi a família Borges. Quando Sr. Antônio Lourenço Borges chegou à praia com sua família havia apenas uma casa e um rancho. A casa era feita de tábuas e era desocupada, a outra era de palha (sapé) e era habitada por Jango Baiano. Jango Baiano vivia com muitos animais como macacos, cobras, que assovio dele andavam e dançavam.
Na época de 1930 já havia cerca de 20 casas. Os militares do Rio Grande do Sul faziam paradas pelos campos e a beira-mar. Por esta época os peixes vinham até a beira mar à procura de alimentos, podia-se pegá-los com a mão. Existia fartura de peixe, como: Miraguaia e Corvina havia também muitos mariscos quando ameaçava vento do sul, os mariscos invadiam a praia, formando um tapete na areia, tornando-se algo espetacular. Quanto ao mar sempre teve suas águas limpas dependendo da lua e do vento.


O primeiro hotel foi construído, onde hoje é a prefeitura municipal, por volta de 1927 e como proprietário Roseno Pereira. O segundo hotel pertencia à Maria Rabelo, era localizado próximo ao local onde hoje é a rodoviária. Os hoteleiros recebiam os veranistas que desciam a serra em burros, alguns animais traziam as pessoas, outros carregavam cestos de palha e vime onde traziam as bagagens. Eram serranos oriundos de Bom Jesus/RS e Vacaria/RS. A garagem do hotel era um potreiro, onde os animais ficavam guardados e recebiam alimentos.
Gentílico: arroio-silvense
Este eh o brasão do município
Fonte dos textos e fotos: viagensecaminhos.com / Thymonthy Becker / IBGE / Prefeitura Municipal de Balneário Arroio da Silva, SC


SONHOS DE UM VIAJANTE
GRAVANDO NOVELA COM O STÊNIO GARCIA
Era noite. Eu estava indo pela rua Goiás. Quando passava em frente ali, onde era o Cine Arte, havia dois homens parados. Quando fui passar atrás de um deles, ele me empurrou junto a parede e ficou me segurando ali. O outro veio e ficou me empurrando também. Eu imaginei que fosse um assalto e fiquei gritando por socorro. Mas ninguém aparecia. Eu continuava gritando. 


Mas os tais homens não tentavam me roubar nada, apenas me espremiam junto a parede. Me levaram para uma rua que terminava num grande portão de ferro. Nisto veio correndo, só de cueca, o ator Stênio Garcia, da Rede Globo, gravando uma cena de novela. Atrás dele vinha uma mulher. Quando ele foi abrir o portão e dizendo alguma coisa, ele começou a rir, dizendo que tinha errado fala. A tal mulher também ficou rindo. Então ele falou que ia gravar tudo novamente. 

CONHEÇA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSQUE AQUI A CIDADE QUE VOCÊ PROCURA