CIDADES BRASILEIRAS - DE A a Z : ADAMANTINA / SÃO PAULO / BRAZIL (0031 / 5.570) POPULAÇÃO: 35.111 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 8 de abril de 2021

ADAMANTINA / SÃO PAULO / BRAZIL (0031 / 5.570) POPULAÇÃO: 35.111 PESSOAS (IBGE 2020)




Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo de Aventura e Turismo Cultural com Cavalgadas, Córregos, Cachoeiras, Trilhas, Horto Florestal, Lagoa, Igrejas, Teatro e Fazendas. 


ATRATIVOS 
Festas Juninas 
As Festas Juninas são um grande atrativo de nossa cidade. Muitas festas são realizadas durante os meses de junho e julho. Dentre elas a Festa do Padroeiro – Santo Antônio é uma das mais tradicionais, com sorteio de vários brindes, moto e carro. 
Festa do Peão / Rodeio 
Evento tradicional com sua 1ª edição em 1981, conta com competidores profissionais de nível nacional e internacional, e participação das maiores comitivas do país, com shows musicais de artistas renomados. Oferece praça de alimentação diversificada e parque de diversão. 
Cavalgada dos Tropeiros 
Evento realizado pela “Associação dos Tropeiros, Cavaleiros e Amazonas de Adamantina”, 9ª edição, percorre o circuito rural do município, passa por propriedades particulares, e finaliza com o tradicional almoço (pago). O número de participantes e cavaleiros/amazonas gira em torno de 1.600. Conta com grande participação de famílias e comitivas de Adamantina e região. 
Rio Aguapeí ou Feio 
Curso de água que banha o município de Adamantina em aproximadamente, 9.300m. Ocorre a pesca de barco e de barranco, sendo que a “pesca caipira” é tradicional, na qual se usa como equipamento vara de bambu e no anzol, minhoca, porém, ocorrem, também, com varas esportivas, carretilhas e tuviras na ponta da linha. 
Córrego Cana Verde 
Curso de água, com leito rochoso, com pequenas corredeiras, saltos e bacias, possui mata ciliar preservada, onde se pratica a pesca caipira (vara de bambu e minhoca). Presença de animais silvestres (javalis, onças, tatus, teiús, macacos e pássaros inversos). 
Córrego Tocantins 
Curso de água, com leito de calcário, com pequenas corredeiras, saltos e bacias, possui mata ciliar preservada. Sua beleza principal são as curiosas formações simples de rendilhado, pequenas pias e marmitas esculpidas nas rochas pelas águas. 
Córrego Boa Esperança 
Curso de água, que com leito rochoso, com pequenas corredeiras, saltos e bacias, possuem mata ciliar preservada, onde grupos de pessoas de Adamantina e região desfrutam de sua beleza nos dias de calor e pratica a pesca caipira (vara de bambu e minhoca). Presença de animais silvestres (javalis, onças, tatus, teiús, macacos e pássaros diversos). Tem uma extensão de aproximadamente 35km, desembocando no Rio Aguapeí. 
Lagoa Seca 
Localizada no Bairro de mesmo nome, é uma lagoa natural, sem ondas e correntes, fazendo desta um lugar seguro e agradável, com, aproximadamente, 1 mil/m², cercada por iguapés, a lagoa um recanto de pássaros e aves diversas. Ideal para acampar e fazer piqueniques com a família. O pequeno bairro possui restaurantes típicos de cidadezinhas do interior e a Capela Santo Antônio de Pádua. 
Chácara do Cazé 
Possui uma área de 14,5ha, localizada na “Estrada 14”, cuja entrada é por uma mata homogênea e com vegetação constituída de grande variedade de espécies, oferecendo abrigo a aves e pequenos animais silvestres. A estrutura de seus ambientes é rústica, onde o eucalipto tratado e o bambu predominam, além da cobertura de piaçava. Possui piscina e um pequeno SPA. A mata nativa com vegetação autóctone de porte arbóreo, arbustivo e herbáceo, com interação máxima, com grande diversidade biológica, é ideal para o turismo de aventura, pois suas trilhas oferecem encanto a cada passo. 
Horto Municipal 
Possui área de 7,0191ha, com, aproximadamente, 18.500 árvores nativas e frutíferas. Possui trilhas que percorrem toda a área e conta o Centro de Educação Ambiental – CEA (200m²), espaço aberto à rede de ensino de Adamantina e região, para divulgar, compartilhar e realizar atividades de educação ambiental. 


Está equipado com sistema de captação e aproveitamento de água de chuva, aquecimento e energia solar, piso permeável, torneiras, válvulas de descargas e vasos sanitários econômicos, tijolos ecológicos, madeiras certificadas e de reuso. 
Nascente Modelo 
A “Nascente Modelo” está localizada no Córrego Boa Esperança, no Bairro do Pavão. Foram plantadas mais de 230 árvores nativas, com o objetivo de recomposição da Mata Ciliar, preservação da nascente e controle de erosão do solo, mantendo a qualidade da água. 
Viveiro de Mudas Municipal 
Com área de 9,875ha, onde funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizam o plantio e cultivo de mudas ornamentais, frutíferas, nativas e de reflorestamento, as quais são utilizadas em áreas próprias e distribuídas a produtores rurais e munícipes. 
Fazenda Modelo e Áreas Agrícolas 
Instalada em 1986, a Agência desenvolve atividades de pesquisa e produção de bens e serviços, contribuindo para o desenvolvi mento regional, inovação científica e tecnológica, bem como para o fortalecimento da economia baseada no agronegócio. Realiza periodicamente “Dia de Campo”, quando as informações sobre cultura e tecnologia agrícola são disponibilizadas aos participantes, em sua maioria produtores rurais de Adamantina e região e alunos do ETEC Engº Herval Bellusci (Colégio Agrícola). 
RECURSOS E ATRATIVOS HISTÓRICO-CULTURAIS. 
Casa do primeiro Prefeito de Adamantina 
Antônio Goulart Marmo, chegou em Adamantina para derrubada das matas em 1937, na época representante da AIC, Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização. Tomou posse como o 1º Prefeito de Adamantina no dia 02 de abril de 1949. A residência é em alvenaria, com forro e piso de madeira, arquitetura moderna para época, encontra-se conservada até os dias de hoje. 
Chaminés da Indústria de Cerâmica Endo 
Construídas na década de 1948, faziam parte da Indústria de Cerâmica Endo Ltda, de propriedade do pioneiro Ihity Endo, que veio do Japão chegando em Adamantina em 1939, participando do desbravamento das matas. 
Igreja Matriz de Santo Antônio 
Obras iniciadas em 1953 e fase de acabamento em 1960, quando foi instalado um galo de folhas de cobre, pesando em torno de 35 quilos e medindo 4 metros de altura. O galo significa o “despertar”, é a alvorada dos católicos. O galo possui um suporte giratório que orienta de onde vêm o vento e as chuvas, e um para-raio na sua crista. O campanário alcança 36 metro de altura, possui 01 sino de 500kg e 02 de 200kg cada. Possui 23 vitrais que retratam a vida de Stº Antônio e 17 diversos. Possui relíquias como: lasca do osso do fêmur de Santo Antônio e da Santa Cruz. Comporta 900 pessoas sentadas. 

Cine Santo Antonio 
Inaugurado em 17 de dezembro de 1954, um dos maiores da região na época, com capacidade para 2.500 lugares, com poltronas de estofados, mantém sua arquitetura original. 
Parque Dos Pioneiros 
Principal cartão de visita de Adamantina possui espaço privilegiado, oferecendo local de entretenimento, lazer e cultura, o que significa melhor qualidade de vida, atraindo, assim, milhares de adamantinenses e moradores de cidades circunvizinhas. 
Fazenda São Paulo CH – Produções 
A propriedade tem como especialidade a coleta, congelamento e inseminação de sêmen fresco e congelado, bem como transferência de embrião. Esta biotecnia é de suma importância para a indústria do cavalo. 


Uma que a versatilidade desta espécie é o principal fator responsável pelo crescimento mundial da equideocultura, esta biotecnologia possibilita o maior desenvolvimento do setor através do ganho na eficiência reprodutiva e no incremento do melhoramento genético, favorecendo o aprimoramento das raças e seus cruzamentos. A CH encontra-se hoje dentre as melhores empresas do ramo no país (Daniel Haga – proprietário). 
Biblioteca Municipal Conego João B. de Aquino 
Localizada na Praça Élio Micheloni, com 998,73m2. Conta com um acervo 29.530, integrado ao programa Acessa São Paulo, com computadores disponíveis para deficientes visuais. Dispõe de um anfiteatro, o qual é palco de eventos culturais, educacionais e empresariais, disponibilizando 250 acentos. 
ONDE FICAR 
ABAPORU HOTEL (3 Estrelas) 
Situado em meio a jardins tropicais, este hotel tranquilo fica a 1,4 km do Ribeirão dos Ranchos, a 2,5 km do centro de Adamantina e a 3,6 km da rodovia SP-294. 
Os quartos simples têm piso frio e móveis de madeira, além de Wi-Fi gratuito, TV com tela plana e frigobar. 
As comodidades incluem café da manhã gratuito, bar molhado, piscina ao ar livre para esportes aquáticos, lago de pesca e gazebo. O estacionamento coberto está incluído. Serviço de lavanderia, restaurante, bar. 
Endereço: Est. de servidão Jose M. Almeida Silva, Adamantina - SP, 17800-000. 
Telefone: (18) 3522-8400. 
VILLA VERDE HOTEL(1 Estrela) 
Este hotel familiar simples fica a 3 minutos de caminhada da Praça Dom Henrique Gelain, a 10 minutos do ponto de ônibus de Adamantina e a 2 km da rodovia SP-294. 
Os quartos práticos contam com TV e ventilador de teto. As opções de categoria mais alta incluem ar-condicionado, frigobar e TV com tela plana. As suítes têm área de estar separada. 
Buffet de café da manhã e estacionamento limitado disponível. Serviço de lavanderia. 
Endereço: Av. Rio Branco, 524 - Centro, Adamantina - SP, 17800-000. 
Telefone: (18) 3521-2555. 
HOTEL SOLARIUM PARK (3 Estrelas) 
VIA HOTEL 595 
HOTEL BELA VISTA (2 Estrelas) 
Este hotel despojado fica a 11 minutos de caminhada do Ribeirão dos Ranchos e a 1,9 km do ponto de ônibus de Adamantina. 
Os quartos simples dispõem de acesso Wi-Fi gratuito, TV e ventilador. Os quartos de categoria mais alta incluem ar-condicionado, e alguns têm frigobar. Suítes também estão disponíveis e incluem micro-ondas e sala de estar. 
As comodidades incluem piscina com rede de biribol e estacionamento monitorado gratuito. 
Endereço: Rod. Moisés Justino da Silva, 10 - Vila Cicma, Adamantina - SP, 17800-000. 
Telefone: (18) 3522-1230.
Vistas aéreas da cidade







Câmara de Vereadores
Vistas parciais da cidade











Ginásio Poliesportivo
praça da cidade



Ruas e Avenidas da cidade




Trevo de acesso para a cidade

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Adamantina, SP / Charlie / Thymonthy Becker 


SONHOS DE UM VIAJANTE
SENTADO A BEIRA DO CAMINHO
Eu andava por uma estrada de terra. Não sei onde estava. Eu estava sem camisa e usando sunga de praia. Eu andava descalço; Eu sabia que tinha que encontrar algo, mas não lembrava o que era. Depois cheguei num entroncamento, e não sabia por qual estrada seguir. Fiquei parado ali olhando o horizonte. Sentei e fiquei por ali mesmo.

CONHEÇA A FRANÇA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSQUE AQUI A CIDADE QUE VOCÊ PROCURA