CIDADES BRASILEIRAS - DE A a Z : SUMARÉ / SÃO PAULO / BRAZIL (5.101 / 5.570) POPULAÇÃO: 286.211 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 8 de abril de 2021

SUMARÉ / SÃO PAULO / BRAZIL (5.101 / 5.570) POPULAÇÃO: 286.211 PESSOAS (IBGE 2020)




Com muitas opções turísticas. De Negócios, de Lazer, de Aventuras, Turismo Rural, Religioso, de Eventos, Histórico e Cultural, Pedagógico e Turismo Gastronômico.


HORTO FLORESTAL 
É uma ótima opção para quem pretende fazer caminhadas aproveitando a natureza. Possui trilhas de percurso rápido, com duração média de 10 minutos, outras mais longas. Neste local é mantido o Viveiro Municipal de Plantas e Mudas. No Horto está localizada a principal represa utilizada para o abastecimento de água do Município. 





REPRESA MARCELO PEDRONI 
A Represa do Marcelo é uma boa opção de lazer para os finais de semana. Fica no final da Rua Marcelo Pedroni. 
O local foi construído e mantido por décadas por Marcelo Pedroni, que numa iniciativa particular direcionou a água para o abastecimento da cidade. Ao lado, ele construiu um engenho de aguardente de cana, que existiu até o final dos anos 70. 
A represa hoje é uma das três fontes que abastecem o município. Ela foi reformada em 2005 e possui estacionamento, banheiro, área para shows e pesca. Arborizada, recebe aos finais de semana aproximadamente mil pessoas. 






RECANTO DOS ANIMAIS 
O Recanto dos Animais “Henrique Pedroni” é um espaço ambiental e área de lazer e realização de atividades de Educação Ambiental. 
O Recanto dos Animais é a possibilidade de reencontro com a Natureza, de convivência com aquilo que ficou muito distante das grandes cidades, onde as crianças podem ter contato com os animais. 
É um ambiente de tranquilidade, de contato com o Meio Ambiente. 
No Recanto dos Animais, de forma gratuita, o público conhece e tem informações sobre as particularidades de várias espécies de animais domesticados, que habitam em espaços adequados e recebem todos os cuidados profissionais necessários. 




FAZENDA VAUGHAN 
A Fazenda Vaughan é um local de repouso, retiro espiritual, Turismo Rural e Pedagógico. A idade da fazenda é de aproximadamente 100 anos. 
Local onde viveram os imigrantes norte-americanos, que vieram para o Brasil após a Guerra da Secessão (Família Vaughan). 
Em suas dependências possui refeitório de aproximadamente 100 pessoas; alojamento para 100 pessoas, capela; tulha e paiol; escolinha antiga; ruínas de gerador de energia; pesqueiro; cocheira antiga de 100 anos; ordenha mecânica, estacionamento, piscina, campo de futebol quadra de vôlei de areia. 
Possuem o Projeto Criança Feliz, onde mostram a vida rural na fazenda, falam da história da fazenda e apresentam histórias através de teatro e numa cadeira de balanço - como alguns avós faziam; fatos sobre a natureza - entre uma brincadeira e outra as pessoas aprendem mais sobre os reinos animal e vegetal. 
Passeios de trator para um conhecimento sobre o que é produção agrícola, em lugares como o pomar, onde aprendem sobre ciclo da árvore, na sede da fazenda, onde conhecem a história da imigração (no caso aqui Norte Americana), e no lugar dos animais, onde aprendem sobre ciclo da vida, ciclo da água e mata ciliar. 
DOCES E BEBIDAS DA TERRA 
Uma das maiores fábricas de doces e bebidas da Região Metropolitana de Campinas (RMC), conhecida pela excelência de seus produtos, todos em exposição em sua loja de varejo. São mais de 40 itens irresistíveis. Conheça a adega com degustação. 
No local são expostos produtos artesanais, como panelas de barro e de alumínio batido, cuias para chimarrão, garrafas encapadas em pé de boi, coisas que você só encontrará aqui. 
A Doces e Bebidas Terra está aberta para cozinhas industriais e distribuidores interessados em conhecer a sua linha de produção. Para tanto, basta agendar com antecedência. 



FEIRA DE ARTESANATO 
A Feira de Artesanato, promovida pela Prefeitura de Sumaré, acontece das 9 às 13 horas, na Praça Manoel de Vasconcellos, todo segundo e terceiro sábados de cada mês, no centro da cidade, onde o público pode conferir o trabalho produzido e comercializado pelos artesãos da cidade. 
São desenvolvidos a partir das mais diversas técnicas, como tecelagem de tapetes, pintura em tecido, bordados, sabonetes e aromatizantes de ambiente, caixas de madeira decoradas, chinelos bordados, macramê, patchwork, crochê, tiaras e acessórios para crianças, entalhe de placas de madeira, mosaico, bonecas, trançados de fibra de bananeira, revestimento de capas de cadernos, entrelaçamento de miçangas, artigos em feltro entre outros. Conta também com uma barraca de orquídeas com uma vasta diversidade, com preço direto do produtor.



Comunidade São João Batista




Igreja Matriz
Vistas parciais









Praças


Rodovia de acesso
Ruas e Avenidas





Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Sumaré, SP / Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE


SONHOS DE UM VIAJANTE
O CASAMENTO
Estava numa casa de campo. Havia algumas pessoas lá que não sei quem eram. Eu saí da casa, usando uma sunga, dizendo que ia nadar no riacho que passava ali perto. Só que era noite e quando eu saí, quase não vi nada. Mas continuei assim mesmo. Depois de andar um pouco, eu cheguei numa casa. Quando entrei, vi que era a casa de onde eu tinha saído. Só que eu já estava vestido com terno e gravata. Alguém chegou e disse que já estávamos atrasados para o casamento.

SONHOS MAIS MALUCOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSQUE AQUI A CIDADE QUE VOCÊ PROCURA