CIDADES BRASILEIRAS - DE A a Z : MACAÚBAS / BAHIA / BRAZIL (2.838 / 5.570) POPULAÇÃO: 50.161 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 3 de janeiro de 2021

MACAÚBAS / BAHIA / BRAZIL (2.838 / 5.570) POPULAÇÃO: 50.161 PESSOAS (IBGE 2020)



A Serra do Carrapato com seus paredões rochosos eh ideal para escaladas e Rapel. Ali também tem Cavernas com pinturas rupestres. No Morro da Coruja tem o Cristo redentor abraçando a cidade.


Vista aérea da cidade

Capela do Senhor do Bonfim
Chegando na cidade
Estrada de acesso para as Comunidades
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Cristo no Morro da Coruja
Museu Público Municipal
Praça da Matriz
Vistas parciais da cidade




Praça da cidade





Rodovia de acesso para a cidade

Ruas e/ou Avenidas da cidade

Dados gerais da cidade
Código do Município - 2919801 
Gentílico - macaubense 
Prefeito (2017 / 2020) AMELIO COSTA JUNIOR 
População estimada [2019] 49.826 pessoas 
População no último censo [2010] 47.051 pessoas


Densidade demográfica [2010] 15,71 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,8 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 3.522 pessoas 
População ocupada [2017] 6,9 % 
Posição geográfica da cidade no Brazil
História de formação da cidade
Macaúbas 
Bahia — BA 
Histórico 
Os primeiros habitantes da região, na qual se localiza o município de Macaúbas, foram índios pertencentes ao grupo dos tupinaé (ramo dos tupinambás) há centenas de anos. Existem vários sítios arqueológicos em todo o município. 


A formação do município começou em meados do século XVII, no lugar 'Coité', quando ali chegaram os primeiros brancos, esses eram bandeirantes que transitavam pelo rio São Francisco em busca de ouro e diamantes. Alguns aí se fixaram, dando início ao povoamento. 
Do comércio que os seus fundadores mantiveram e desenvolveram resultou que o povoado se ampliasse até a localidade conhecida por Estiva. Já havia, a esse tempo, no arraial de Coité, uma capela erguida em louvor a Nossa Senhora da Conceição que ficou sendo, até hoje, a nossa padroeira. 


Com o desenvolvimento do município, o curato da primitiva capela passou a ser a freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, promoção que se deu pela Lei provincial nº 124, de 19 de maio de 1840. 
Essas terras pertenciam ao município de Urubu (Rio Branco, hoje, Paratinga) do qual foi desmembrado em 1832 para se constituir município independente, com o topônimo de Macaúbas, por decreto estadual de 06 de julho 1832, que também elevou a sua sede à categoria de vila. O início do seu funcionamento ocorreu a 23 de setembro de 1833.
Esta eh a bandeira da cidade
Este eh o brasão do município
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Macaúbas, BA / IBGE / Thymonthy Becker 


SONHOS DE UM VIAJANTE
O NOVELO DE CORDÃO
Estava numa rua onde havia um corredor que levava até onde seria o depósito de equipamentos da empresa onde eu trabalhava. Estava lá além de mim, o Gueds, o Fabrício, a mulher do Gueds, o Lucas e outra pessoa que não sei quem era. Fomos para este corredor até a sala de equipamentos. O Gueds procurava algo, e o Fabrício dizia que nada ali poderia ser pego. O Lucas levava algo pelo corredor, até o carro do Fabrício e voltava correndo. Nisto a mulher do Gueds, que carregava nas mãos duas coisas embrulhadas em papel de pão de cor alaranjado, ficou olhando ver se ninguém via, e pegou em cima da mesa, outro embrulho de papel de pão da mesma cor, e saiu rapidamente, para que ninguém a visse. 


Saímos dali e lá na rua, o Fabrício saiu com o carro levando o Lucas. Então o Gueds foi abrir o embrulho que a esposa dele tinha pegado. Quando abriu, vi que era só um grande novelo de cordão. Perguntei para ele porque pegar aquilo, se não valia nada. Ele disse que o cordão pertencia a ele e que não deixaria nada de graça para ninguém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSQUE AQUI A CIDADE QUE VOCÊ PROCURA