CIDADES BRASILEIRAS - DE A a Z : DIRCE REIS / SÃO PAULO / BRAZIL (1.566 / 5.570) POPULAÇÃO: 1.799 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 8 de abril de 2021

DIRCE REIS / SÃO PAULO / BRAZIL (1.566 / 5.570) POPULAÇÃO: 1.799 PESSOAS (IBGE 2020)




Uma cidade pequena, aconchegante, bonita e bem cuidada. Um entorno belíssimo. Para quem busca tranquilidade, Ecoturismo e Turismo de Aventuras. 


Vista aérea da cidade
Câmara de Vereadores
Chegando na cidade
Entorno da cidade



Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima
Praça da Matriz
Prefeitura Municipal
Rodovia de acesso
Rua da cidade


Vistas parciais da cidade

UPA 24 horas
Dados gerais da cidade
Código do Município - 3513850 
Gentílico - dircense 
Prefeito (2017 / 2020) EUCLIDES SCRIBONI BENINI 
População estimada [2019] 1.793 pessoas 
População no último censo [2010] 1.689 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 19,12 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,9 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 349 pessoas 
População ocupada [2017] 19,6 % 
Posição geográfica da cidade no Brazil
Como tudo começou
Dirce Reis – São Paulo – SP 
História 
A história do Município de Dirce Reis inicia-se no século passado, entre os anos de 1816 e 1822, com a descoberta dos índios caigangues pelo naturalista August de Saint-Helaire. 
A luta para a “pacificação” dos caigangues se arrastou até 1912, com a expulsão dos índios que, após lutarem bravamente, foram vencidos. 


De 1830 a 1840 a expedição de Patrício Lopes de Souza com seu escravo Geremias, tomou para si a posse de 208 mil alqueires que abrangia o território das hoje Comarcas de Santa Fé do Sul, Jales e parte de Palmeira D’Oeste. 
Na imensidão da fazenda, as terras ficaram praticamente incultas, os meeiros de Patrício que ali viviam, criavam um pouco de gado e plantavam apenas o necessário para a sobrevivência, o que propiciou que em 1912, iniciasse o processo de grilagem de toda a área. 


Em 1946, a Cooperativa Agrícola de Imigração e Colonização (CAIC) e uma subsidiária da CIA Paulista de Estrada de Ferro comprou parte da fazenda e, posteriormente, dividiu em glebas, sendo uma delas o hoje município de Dirce Reis. 
No ano de 1950, havia um morador nessa redondeza, que atendia pelo nome de Paschoal Bernardes, que possuía 3.500 alqueires de terra. Não tendo o proprietário o conhecimento necessário para a formação de plantio de terra, o mesmo resolveu vender em lotes, pequenas quantidades de terra, para formação dos termos em terras produtivas. 


O Sr. Paschoal Bernardes resolveu vender esses lotes e concluir toda essa venda, na qual deu a fundação de um povoado. 
O maior proprietário destas terras foi o Sr. Raphael Cavalin, o pioneiro que iniciou a plantação. Com o tempo, ficou estabelecido um pequeno povoado, onde foram gradualmente vendidas mais terras à pessoas interessadas em cultivá-las. 
O nome de “Dirce Reis” deu-se em homenagem à filha do Sr. Raphael Cavalin, a Sra. Dirce Cavalin, e “Reis” em razão da data de fundação no dia de Santos Reis, 06 de janeiro. 
Esta eh a bandeira da cidade
Este eh o brasão do município

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Dirce Reis, SP / IBGE / Thymonthy Becker 


SONHOS DE UM VIAJANTE
A TRILHA

Estava em uma casa que eu não conhecia e nem sabia onde ficava.
Estava numa casa, que ficava no meio do mato. Eu não via casa nenhuma e nenhuma pessoa também. Eu estava dormindo nesta casa, levantei e sai lá para fora. Vi uma pequena estrada de terra e sai andando por ela. Eu estava de pijama. 


Nisto passou por mim um homem montado a cavalo na direção contraria. Eu então sai da estrada e fui seguindo uma trilha pelo meio do mato. Por mais que eu andava voltava sempre para onde eu tinha começado, perto daquela casa. Fui em várias direções e sempre voltava para o mesmo lugar. Então voltei para aquela casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSQUE AQUI A CIDADE QUE VOCÊ PROCURA