CIDADES BRASILEIRAS - DE A a Z : ACARÁ / PARÁ / BRAZIL (0019 / 5.570) POPULAÇÃO: 55.669 PESSOAS (IBGE 2020)

sábado, 6 de março de 2021

ACARÁ / PARÁ / BRAZIL (0019 / 5.570) POPULAÇÃO: 55.669 PESSOAS (IBGE 2020)


Fator importante na cidade, tanto na cultura como na economia eh o estabelecimento de uma significativa e próspera colônia japonesa na cidade, dedicando-se ao cultivo, principalmente, de Pimenta-do-Reino.


Vista aérea da cidade
Balsa de travessia no rio
Cais do porto no Rio Acará
Delegacia
Entorno da cidade
Igreja Matriz de São José
Orla do Rio Acará



Vistas parciais da cidade


Praça da cidade





Prefeitura Municipal
Rio Acará, que banha a cidade

Rodovia de acesso para a cidade


Ruas e Avenidas da cidade





Dados gerais da cidade
Código do Município - 1500206 
Gentílico - acaraense 
Prefeito (2017 / 2020) AMANDA OLIVEIRA E SILVA 
População estimada [2019] 55.591 pessoas 
População no último censo [2010] 53.569 pessoas


Densidade demográfica [2010] 12,33 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,0 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 5.111 pessoas 
População ocupada [2017] 9,4 % 
Posição geográfica da cidade no Brazil
História de formação da cidade
Acará – Pará - PA 
História 
Foi criado em decorrência da expansão das explorações portuguesas em direção ao interior da Província, sendo que os exploradores, ao utilizarem a “estrada natural” do rio Acará, acabaram por fundar na localidade em que o rio se bifurca um núcleo de colonização. A povoação ali nascente foi elevada, no ano de 1858, ao status de Freguesia de São José, pelo então governador da Província do Grão Pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Com a independência do Brasil o nome São José de Acará foi mantido. Facilitados pela navegação fácil e tendo como objetivos financeiros as vastas terras férteis, ótimas para a agricultura, assim como a exploração do grande potencial florestal e em especial a atividade madeireira. 


Acará é uma expressão indígena cujo significado é “aquele que morde”, uma referência aos peixes popularmente conhecidos como acarás ou carás, que são encontrados nos cursos dos rios de água doce e que habitam o rio Acará. 
Fator importante tanto na cultura como na economia acaraense é o estabelecimento de uma significativa e próspera colônia de emigrantes japoneses no município, e mais notadamente na “Colônia Paes de Carvalho”, onde se dedicam principalmente à agricultura e nesta, em especial, à plantação de pimenta-do-reino.
Esta eh a bandeira da cidade

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Acará, PA / Thymonthy Becker / IBGE 


OS SONHOS QUE SONHEI
O VALE CALÇADOS
Estava indo com o Fernando para nossa casa. O Fernando não queria ir. A gente carregava algumas sacolas. Eu não conhecia a rua em que a gente estava. Nisto eu disse que ia passar numa loja, pegar as meias soquetes. O Fernando disse que as meias, sempre ficavam para a vendedora. Eu disse que não iria deixar e reclamaria na empresa, se ela não me entregasse às meias. Chegando lá, a vendedora me entregou as meias e junto trouxe uma folha de papel grande, onde tirou um pedaço, dizendo que meu limite tinha aumentado em dois mil reais. Saímos dali e o Fernando continuava não querendo ir para casa. 


Então fiquei pensando se o limite tinha aumentado, eu podia pegar muito mais coisas. Aquele limite era um vale calçado que a empresa dava todo o mês. Sai dali e já estava dirigindo um carro, só que embora eu estivesse no volante, eu também estava um pouco atrás do carro, no ar. Como se eu fosse à câmara que filmava o carro. Nisto, eu não conseguia ter a visão de um motorista, pois só via em linha reta. Ao virar numa rua, o carro virava e só depois eu via o que tinha lá na frente. Nisto eu quase bati o carro, virava na contra mão. Depois peguei uma estrada em linha reta e não vi mais carros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSQUE AQUI A CIDADE QUE VOCÊ PROCURA