CIDADES BRASILEIRAS - DE A a Z : OURÉM / PARÁ / BRAZIL (3.474 / 5.570) POPULAÇÃO: 17.961 PESSOAS (IBGE 2020)

sábado, 6 de março de 2021

OURÉM / PARÁ / BRAZIL (3.474 / 5.570) POPULAÇÃO: 17.961 PESSOAS (IBGE 2020)




Praias de água doce, Esportes Náuticos e de Aventuras, Trilhas, Lazer, Ecoturismo, Turismo de Aventuras e Festas Populares.


Cachoeiras na região de Ourém no Pará 
Espaço Cultural da cidade de Ourém no Pará
GRAS da cidade de Ourém no Pará
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Ourém, Pará 

Orla do Rio Guamá em Ourém, Pará 






Vistas parciais da cidade de Ourém no Pará 


Ponte sobre o Rio Guamá em Ourém no Pará 
Praças da cidade de Ourém, Pará 












Prefeitura Municipal de Ourém no Pará 
Rio Guamá que banha a cidade de Ourém, Pará 

Ruas da cidade de Ourém, Pará 


Dados gerais da cidade de Ourém, Pará 
Código do Município - 1505403 
Gentílico - ouremense 
Prefeito (2017 / 2020) VALDEMIRO FERNANDES COELHO JUNIOR 
População estimada [2019] 17.842 pessoas 
População no último censo [2010] 16.311 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 29,00 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,8 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 570 pessoas 
População ocupada [2017] 3,3 % 
Posição geográfica da cidade de Ourém no estado do Pará
História da cidade de Ourém, Pará 
Ourém 
Pará - PA 
Histórico 
A origem histórica do Município de Ourém, localizado na zona fisiográfica Guajarina, data de 1727, quando Luiz de Moura chegou à localidade onde se encontra a Sede Municipal, e edificou uma casa-forte a fim de criar uma posição oficial e estabelecer no Rio Guamá. 


O povoado se desenvolveu ao redor dessa residência e, em 1753, adquiriu categorias de Freguesia do Divino Espírito Santo e de Vila denominada Ourém. Na ocasião era formada de 150 índios, tomados a contrabandistas, e famílias procedentes dos Açores, para colonizar o Estado do Pará. 
Com a instalação do município, 1762, Ourém entrou para independência. Entretanto, mais tarde, o seu território veio a sofrer inúmeras depredações durante o conflito da Cabanagem. 


Em virtude de dissensões políticas, em 1887, o município foi extinto. A restauração deu-se dois anos depois. Em 1931, sofreu nova extinção, restabelecendo-se, porém, em 1933. 
O topônimo, de origem lusa, foi dado à localidade pelo então Governador e Capitão-General Francisco Xavier de Mendonça Furtado. 
Gentílico: ouremense
Esta eh a bandeira da cidade de Ourém, Pará 
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Ourém, PA / Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker 


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


OS SONHOS QUE SONHEI
AS DUAS MULHERES 
Estava dentro de um ônibus em Itaúna. Estava sentado ao lado de duas mulheres. Eu estava com muito sono e ficava tentando manter os olhos abertos e quase não conseguia. Nisto vi que o motorista, ao invés de usar a rua, passou por um terreno, para chegar à outra rua. Eu então perguntei o que estava acontecendo e porque ele tinha feito aquilo. A mulher do meu lado disse que na esquina tinha problemas. Nisto o ônibus parou e as duas mulheres desceram. Eu desci atrás delas. Uma das mulheres entrou numa casinha, parecendo uma guarita, que ficava a uma altura de 2 metros mais ou menos e tinha uma escada para chegar lá. 


A outra sentou nesta escada e eu também sentei. Ela então me falou que não era para eu ter descido do ônibus, porque elas foram ali, só para pegar um documento. Eu disse que ia esperar as duas. Quando a outra mulher saiu desta guarita, fomos até o ônibus, mas ele já tinha ido embora. Então esta mulher que estava do meu lado, de repente era a Rita. Ela me falou que ia me levar até a rodoviária para eu pegar outro ônibus. Mas a Rita não sabia onde era a rodoviária. Saímos perguntando as pessoas, mas elas também não sabiam onde ficava. Andamos um pouco e a Rita então me mostrou a rodoviária logo à frente. 


Eu então saí andando para pegar o ônibus. Chegando lá, o motorista não me deixou entrar no ônibus, dizendo que aquele não era o ônibus em que eu estava procurando.

SONHOS MAIS MALUCOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSQUE AQUI A CIDADE QUE VOCÊ PROCURA