Muitas opções para os amantes do Turismo de Aventuras, Ecoturismo e Lazer. Paisagens e Aventuras no Velho Chico, com Cânions, Trilhas e Esportes Náuticos.
Chegando na cidade de Olho D'Água do Casado, Alagoas
Entorno da cidade de Olho D'Água do Casado, Alagoas
Escola Pública Municipal de Olho D'Água do Casado, Alagoas
Antiga Estação Ferroviária de Olho D'Água do Casado, Alagoas
Feira Livre em Olho D'Água do Casado, Alagoas
Igreja Matriz de São José da cidade de Olho D'Água do Casado, Alagoas
Monumento na Praça Central da cidade de Olho D'Água do Casado, AL
Obelisco da cidade de Olho D'Água do Casado, Alagoas
Vista parcial da cidade de Olho D'Água do Casado, Alagoas
Praças da cidade de Olho D'Água do Casado em Alagoas
Prefeitura Municipal da cidade de Olho D'água do Casado, Alagoas
Rio São Francisco na cidade de Olho D'Água do Casado, Alagoas
Ruas e avenidas da cidade de Olho D'Água do Casado em Alagoas
SESI / SENAI em Olho D'Água do Casado, Alagoas
Serra Grande em Olho D'Água do Casado, Alagoas
Vista aérea da cidade de Olho D'Água do Casado, Alagoas
Dados gerais da cidade de Olho D'Água do Casado, Alagoas
Código do Município - 2705804
Gentílico - casadense
Prefeito (2017) JOSÉ DOS SANTOS
População estimada [2019] 9.373 pessoas
População no último censo [2010] 8.491 pessoas
Densidade demográfica [2010] 26,29 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,8 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 598 pessoas
População ocupada [2017] 6,3 %
Posição geográfica da cidade de Olho D'Água do Casado no estado de Alagoas
História da cidade de Olho D'Água do Casado, Alagoas
Olho D’Água do Casado
Alagoas – AL
História
Até 1870 só existia na região a fazenda do agricultor Francisco Casado de Melo, onde hoje está a sede da prefeitura. Em 1877, a construção da rede ferroviária levou para lá o acampamento dos operários. O local, para os técnicos, não poderia ser melhor, porque em toda a região brotavam olhos d'água, facilitando o trabalho e a própria vida dos operários.
Depois que as obras da linha férrea e da estação terminaram, o acampamento foi transferido. Nessa época já existiam algumas casas e, para garantir o povoado, foi construída uma capela em homenagem a São José, padroeiro do lugar. Os pioneiros na formação da vila foram João Francisco Soares, Manoel Coleta de Mello, Antonio Pinto Bandeira e Antonio Matias. Em 1965, o presidente Castelo Branco suspendeu o tráfego dos trens da Rede Ferroviária, causando um impacto muito grande à região. Nessa época, começou a ser construída a AL-225, concluída em 1974. Alguns anos depois a rodovia AL-220, que passou por Olho D'Água do Casado, mudou a rotina do povoado.
O desenvolvimento já era grande porque havia comunicação entre as regiões. Com o progresso veio o movimento pela emancipação. Eliseu Maia, Adeval Tenório, Vítor Barbosa, José Pereira Leite e Pedro Gomes Pereira foram os líderes. Em 1962, Olho D'água do Casado se tornou município, através da Lei 2.459.
Com a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, o município ganhou dois grandes atrativos: o belo Riacho do Talhado (recanto do rio São Francisco, próprio para um banho, a quase 80m de profundidade) e alguns sítios arqueológicos. Entre as festividades, destacam-se a festa do padroeiro, as festas juninas, a da Emancipação (21 de setembro) e a do Caju (novembro), todas sempre animadas.
O município recebe esse nome devido ao fazendeiro que se chamava José de Melo Casado, cuja fazenda tinha fontes de água, e que abastecia a população, por isso dar-se o nome de Olho d´Água do Casado.
Esta eh a bandeira do estado de Alagoas / Brasil
Fonte dos textos e fotos: facebook.com/olhodaguadocasado / Wikipédia / IBGE / Prefeitura Municipal de Olho D'Água do Casado, AL / Thymonthy Becker
DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO
SONHOS DE UM VIAJANTE
A EX PRESIDENTE DILMA ROUSSEF
A ex presidente Dilma Rousseff estava presente quando fui medir a qualidade do ar em uma usina Siderúrgica. Mas as escadarias ela não subiu
Estava num local que seria uma siderurgia, ou fundição. Havia um alto forno muito grande. Estava perto deste alto forno, juntamente com outras pessoas. Eu deveria subir ali para fazer uma medição da qualidade do ar. Mas percebi que a estrutura estava “caindo aos pedaços”. Fiquei com receio de subir ali. Alguém que trabalhava naquele alto forno ficava em volta dele, consertando o que ia quebrando, para impedir de cair tudo. Então vi um pedaço caindo e gritei para que todos saíssem dali. Um pedaço caiu. Este homem que consertava tudo em volta, veio e tentou colocá-lo de volta, empurrando para cima com um pedaço de ferro.
Sai dali e fui para o lado de fora deste alto forno, onde havia uma escada que subia até o alto da chaminé, onde eu deveria fazer uma medição. Esta chaminé deveria ter uns 200 metros de altura. No pé desta escada havia algumas pessoas e junto com elas estava a ex Presidente Dilma Rousseff, que estava sempre sorrindo.
A ex presidenta me perguntou se eu conseguiria subir as escadas até o local da medição. Afastei um pouco, tomei um impulso e fui subindo rapidamente as escadas, pulando de dois em dois degraus. Fui subindo e fui ficando cansado e nada de chegar ao final dela. Mais ou menos no meio do caminho, havia uma plataforma para que quem subisse, pudesse descansar antes de continuar.
Chegando muito cansado nesta plataforma, parei e sentei um pouco. Nisto a presidenta Dilma Rousseff gritou perguntando se estava tudo bem. Levantei e acenei dizendo que estava tudo bem e que eu iria continuar subindo. Só que desta vez, fui de degrau em degrau. Quanto mais eu subia, parecia que tinha mais para subir. Já não via mais ninguém lá em baixo. Sentei no degrau, descansei um pouco e depois continuei. Depois de um bom tempo subindo, cheguei ao topo da chaminé, onde havia uma plataforma bem grande.
Na plataforma, olhei para baixo e não via nada, pois as nuvens que estava pouco abaixo do topo, me impediam de ver lá em baixo. Fui andando por aquela imensa plataforma, até que cheguei numa outra chaminé que havia do outro lado daquela empresa. Ali também havia uma escadaria de acesso. Resolvi então descer por aquela escada, visto que não tinha levado o equipamento para a medição e teria que voltar para buscar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário