CIDADES BRASILEIRAS - DE A a Z : HEITORAÍ / GOIÁS / BRAZIL (2.054 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.733 PESSOAS (IBGE 2020)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

HEITORAÍ / GOIÁS / BRAZIL (2.054 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.733 PESSOAS (IBGE 2020)



Com Eventos Populares, Religiosos, Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Lazer e Esporstes de Aventuras.


Igreja Assembléia de Deus em Heitoraí, Goiás
Vista aérea da cidade de Heitoraí, Goiás 
Campo de futebol da cidade de Heitoraí, Goiás
Comércio na cidade de Heitoraí, Goiás
Congregação Cristã do Brasil da cidade de Heitoraí em Goiás
Entorno da cidade de Heitoraí, Goiás 
Rio URU que banha a cidade de Heitoraí em Goiás

Ilha do Varjão em Heitoraí, Goiás 
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida da cidade de Heitoraí em Goiás 
Praça central da cidade de Heitoraí em Goiás 
Vista parcial da cidade de Heitoraí em Goiás 
Ponte sobre o Rio Uru na cidade de Heitoraí em Goiás 
Praças da cidade de Heitoraí, Goiás 





Rio URU em Heitoraí, Goiás

Rodovia de acesso para a cidade de Heitoraí em Goiás 
Estação Rodoviária da cidade de Heitoraí em Goiás 
Ruas e avenidas da cidade de Heitoraí em Goiás 





Dados gerais da cidade de Heitoraí, Goiás
Código do Município - 5209606 
Gentílico - heitoraiense 
Prefeito (2017) LÚCIO PIRES DOS SANTOS 
População estimada [2019] 3.724 pessoas 
População no último censo [2010] 3.571 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 15,55 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,3 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 421 pessoas 
População ocupada [2017] 11,2 % 
Posição geográfica da cidade de Heitoraí no estado de Goiás 
História da cidade de Heitoraí, Goiás 
Heitoraí 
Goiás – GO 
História 
Na década de 50 iniciou-se a construção da Igreja Matriz, ao lado da Capela, foi construída com ajuda de fazendeiros, dos próprios moradores e de rendas proeminentes das festas religiosas, outro meio importante foi o carro de boi. 
Neste período, a prefeitura de Itaberaí implantou a primeira escola do povoado, o Grupo Escolar “Coronel João Caldas”; esse grupo escolar anos depois recebeu o nome de Olavo Costa Campos e hoje é Escola Estadual de mesmo nome. O mesmo foi implantado para atender todas as crianças em idade escolar, isso porque somente os filhos dos fazendeiros tinham acesso à educação no povoado. 


O topônimo é homenagem ao pai Joaquim José de Paula (por ele ter dado o terreno e ajudado na construção da capela – onde iniciou-se o povoado), cujo sobrenome era Heitor e das duas últimas letras de Itaberaí, juntaram aquele sobrenome e formou-se o nome da cidade: (Heitor + aí) Heitoraí. 
Esta eh a bandeira da cidade de Heitoraí, Goiás 
Este eh o brasão da cidade de Heitoraí, Goiás 
Fonte dos textos e fotos: heitorai.no.comunidade.net / férias.tur.br / IBGE / Wikipédia / Prefeitura Municipal de Heitoraí, GO / Thymonthy Becker 


DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO



OS SONHOS QUE SONHEI
A SOMBRA QUE QUERIA ME PEGAR
Vinha de trás da casa, para o terreiro da casa da minha mãe. Só que estava tudo invertido. O corredor atrás da casa da minha mãe fica a direita de quem entra, mas ali estava a esquerda. A casa estava do lado ao contrário. Estava meio escuro. Saindo de trás da casa e chegando ao terreiro, vi um objeto redondo com uma imagem de um monstro no centro. Nisto uma sombra saiu deste objeto e veio em minha direção dizendo que iria se grudar na minha sombra e nunca mais sairia dali. Quando ela se aproximou dos meus pés, peguei uma faca que estava ali no chão, e finquei-a no chão, em cima da sombra. 


Esta sombra ficou presa, tentando sair. Sai correndo e fui para trás da casa, onde encontrei o Carlos Magrelo, que trabalhou comigo na Rede. Disse a ele que uma sombra queria me pegar. Ele começou a rir e disse que ia ver o que era. Eu disse que ele podia ir, porque eu iria embora, porque minha sombra ela não pegava. E fui para o jardim da casa da minha mãe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSQUE AQUI A CIDADE QUE VOCÊ PROCURA