Integrante da Região Doce Terra Morena, Mucurici é uma pequena cidade na divisa com Minas Gerais no extremo norte do Espírito Santo. Tem Rios para a prática de Esportes Náuticos, Cachoeiras e Trilhas para a prática do Turismo e Aventuras e Ecoturismo.
Sua economia é baseada na plantação e exportação de frutas tropicais, mandioca, café e, sobretudo, pecuária. Devido seus córregos, nascentes e suas terras planas e onduladas, possui forte influência no setor de criação de boi de corte.
Mucurici possui ainda, rios com barragens, cachoeiras apropriadas para banho, praças, como a Praça São Sebastião que, segundo historiadores, já foi cenário de caçadores de pacas, tatus, veados e muitas outras espécies de animais silvestres. Venha nos prestigiar. Aguardamos por você.
Praça central da cidade de Mucurici, ES
Vista parcial da cidade de Mucurici, ES
Mucurici, ES
Estádio de futebol em Mucurici, ES
Igreja de Santa Luzia em Mucurici, ES
Mucurici, ES
Museu do Contestado em Mucurici, ES
Prefeitura Municipal de Mucurici, ES
Biblioteca Municipal de Mucurici, ES
Trevo da cidade de Mucurici, ES
Praça da Prainha em Mucurici, ES
Praça na cidade de Mucurici, ES
Balneário da cidade de Mucurici, ES
Balneário da cidade de Mucurici, ES
Balneário da cidade de Mucurici, ES
Balneário da cidade de Mucurici, ES
Balneário da cidade de Mucurici, ES
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima
Túnel de árvores em Mucurici, ES
Código do Município - 3203601
Gentílico - Mucuriciense
Prefeito 2017 / OSVALDO FERNANDES DE OLIVEIRA JUNIOR
População estimada [2016] - 5.873 pessoas
População no último censo [2010] - 5.655 pessoas
Densidade demográfica [2010] - 10,47 hab/km²
O município tinha 5655 habitantes no último Censo. Isso coloca o município na posição 77 dentre 78 do mesmo estado. Em comparação com outros municípios do Brasil, fica na posição 4039 dentre 5570.
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2014] - 1,8 salários mínimos
Pessoal ocupado [2014] - 552 pessoas
População ocupada [2014] - 9,4 %
Área da unidade territorial [2015] - 540,19 km²
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 63 %
Arborização de vias públicas [2010] - 83,4 %
Urbanização de vias públicas [2010] - 0,8 %
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE MUCURICI, ES
Mucurici
Espírito Santo - ES
Histórico
O povoamento do território do atual Município de Mucurici teve início em princípios deste século, com a chegada de pioneiros vindos da Bahia. Atraídos pelas terras devolutas e férteis, de que se apropriavam, adaptavam-se ao plantio de cereais e à formação de pastagens destinadas à criação de bovinos.
O agrupamento desses pioneiros na região deu origem à formação de um povoado, logo conhecido como Comercinho, pelo pequeno comércio de peles de animais silvestres.
A partir da década de 40, com a intensificação da extração de madeira de lei, abundante riqueza natural, o povoado de Comercinho e a região ganharam rápido desenvolvimento demográfico e econômico.
Em 1953, foi criado o município de Mucurici nome composto de Mucuri (árvore que dá um fruto amarelado com a forma de pêssego) e ci, sobra (sobra dessa árvore).
Gentílico: mucuriense
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE MUCURICI, ESPÍRITO SANTO
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE MUCURICI, ESPÍRITO SANTO
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Mucurici, ES / Wikipédia / facebook.com/balneariodemucurici
DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO
OS SONHOS QUE SONHEI
ENCONTRO INEVITÁVEL
Era noite. Vinha pela Rua Goiás e virei descendo na Avenida Antonio Olímpio de Morais, em direção ao Esplanada. Ao meu lado veio um homem e começou a falar muito, mas eu não entendia nada do que ele dizia. Quando cheguei na Rua Pernambuco, sai correndo, dei um pulo e fui voando a uma altura de uns 2 metros do chão, até a linha da rede, que divide o Esplanada com o Centro. Quando pousei, o tal homem estava do meu lado, falando do mesmo jeito e eu sem entender nada do que dizia. Fiquei imaginando com ele teria chegando tão rápido ali. Atravessando a linha, dei um pulo para cima e fui voando para cima até uma altura de uns 50 metros, depois fui descendo e voltei praticamente no mesmo local.
Continuei andando e o tal homem continuava falando. Depois que atravesse a linha, corri novamente, dei um pulo e voei mais um pouco. Quando desci o homem estava do meu lado, falando coisas que eu não entendia nada. Fiquei pensando porque aquele homem não estranhava o fato de eu voar. Imaginei que ele ficaria assustado. Mas ele não importava com isto, como se fosse normal o fato de eu poder voar. Chegando em frente da casa da minha mãe, decide entrar. Pois assim ficaria livre daquele homem. Quando entrei na sala, o tal homem estava sentado no sofá. Olhou para mim e disse: __que demora__.
Nenhum comentário:
Postar um comentário