Com Festas Populares, Religiosas e Regionais. Tem Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Esportes de Aventuras e Lazer.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Bon Odori
Feira Livre
Cruzamentos
Praça central da Matriz
Ruas da cidade
Sala de cinema
Rodovia de acessoAssistência Social
Bebedouro
Capela do beija Flor
Capela do Cruzeiro
Colégio CRT
Congregação Cristã do Brasil
Cruzeiro
Entorno da cidade
Estrada de acesso a camunidades
Escola Estadual
Escola Municipal
Escola Municipal
Escola Municipal
Estádio Municipal
Fórum de Justiça
Lar
Loja Maçônica
Prefeitura Municipal
Rio Congonhas
Seminário
Seção Horizonte
Plantação de soja
Seção São Pedro
Entorno da cidade
Vista aérea
Monumento
Agência do trabalhador
Praça central
Praça
Dados gerais da cidade de Uraí, Paraná
Código do Município - 4128401
Gentílico - uraiense
Prefeito (2017) CARLOS ROBERTO TAMURA
População estimada [2018] 11.356 pessoas
População no último censo [2010] 11.472 pessoas
Densidade demográfica [2010] 48,24 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,0 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 1.502 pessoas
População ocupada [2017] 12,9 %
Posição geográfica da cidade de Uraí no estado do Paraná
História da cidade de Uraí, Paraná
Uraí-PR
Histórico
As terras onde hoje se localiza o Município de Uraí, pertenciam à Companhia Nambei Tochi Kabushiri Kaisha, e faziam parte do território do Município de Assaí.
Em maio de 1936, um grupo de colonos japoneses liderados por Manjiro Watanabe, então gerente da referida Companhia, chegou à região e deu início, ali, à formação de um povoado que recebeu a denominação de Colônia Pirianito e que, graças à fertilidade de suas terras e ao trabalho dinâmico de seus colonizadores, teve rápido desenvolvimento.
Em 1943, a Colônia Pirianito, foi elevada à categoria de Distrito Administrativo do Município de Assaí, com a denominação de Uraí, e, em, 1947, passou à condição de Município autônomo.
Os primeiros moradores de Uraí, em sua maioria japonesa, querendo dar à Colônia uma denominação genuinamente brasileira, chegaram à conclusão de que um dos nomes mais ligados aos primitivos habitantes da região, os guaranis, era 'uraí', planta da qual os aborígenes extraíam o curare, veneno com que untavam suas flechas e lanças, para se defenderem dos inimigos.
Gentílico: uraiense
Esta eh a bandeira da cidade de Uraí, Paraná
Este eh o brasão da cidade de Uraí, Paraná
Fonte dos textos e fotos: facebook.com/uraiparana / Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Uraí, PR
CONHEÇA O ESTADO DO PARÁ
OS SONHOS QUE SONHEI
O VAZAMENTO
Estava numa cosinha de alguma casa. Quando abri a torneira, saiu muita água por baixo da pia. O chão ficou cheio de água. Eu abaixei para olhar onde era o vazamento e vi vários pedaços de mangueira, servindo de cano, interligadas. Num destes encaixes estava vazando água. Eu forcei a mangueira, para que ele encaixasse melhor, mas ela quebrou em vários pedaços, pois estava ressecada. Então eu disse bem alto que estava vazando água. Era para o Fernando e Nathalia ouvirem lá da sala. Eles estavam jogando Vídeo Game. Fui para o outro lado da cozinha e o tanque de lavar roupas que tinha ali ficava no alto. Abri a torneira, que ficava em baixo, e a água saia numa mangueira que vinha lá de fora e passava num buraco da parede.
Fui puxar esta mangueira para jogar água mais em baixo, quando ela escapuliu de minha mão e passou pelo buraco da parede e caindo lá atrás, não sei onde. Então eu disse para o Fernando e Nathalia que não teríamos água ate o outro dia de manhã. Pois a mangueira tinha caído e eu que não ia à noite lá fora para tentar arrumar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário