CIDADES BRASILEIRAS - DE A a Z : UNIÃO DOS PALMARES / ALAGOAS / BRAZIL (5.384 / 5.570) POPULAÇÃO: 65.790 PESSOAS (IBGE 2020)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

UNIÃO DOS PALMARES / ALAGOAS / BRAZIL (5.384 / 5.570) POPULAÇÃO: 65.790 PESSOAS (IBGE 2020)





Um dos pontos turísticos da cidade é a Serra da Barriga, famosa pelo monumento do Quilombo dos Palmares. Este ponto turístico é declarado Patrimônio Histórico do Brasil. Tem Cachoeiras e Trilhas na Mata Atlântica.

União dos Palmares é banhada pelo Rio Mundaú, e está localizada a 76km da capital. 
Vista parcial
Eh considerada uma das principais cidades de Alagoas, e ficou conhecida por ser “A Terra da Liberdade”, já que foi nela, onde foi dado o primeiro grito de liberdade pelo Zumbi dos Palmares. 
Serra da Barriga (Quilombo dos Palmares)

Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Casa Jorge Lima
Outro local muito importante da cidade é a Casa Jorge Lima, dedicada ao príncipe dos poetas alagoanos Jorge de Lima. Outro museu a ser visitado é a Casa de Maria, instalado na antiga residência da historiadora Maria de Castro Sarmento, onde é possível encontrar vários e diferentes objetos que refletem a vida na zona da mata alagoana.
Ao visitar a cidade de União dos Palmares, o turista poderá encontrar uma variedade de artesanato produzido pela comunidade quilombola que ali reside. 
Cachoeiras, fauna e flora diversificadas, com trilhas em plena Mata Atlântica, completam o tour histórico-ambiental da região. 

Vista parcial
Quilombolas 
Rodovia de acesso à Serra da Barriga
Rodovia de acesso à cidade
Ruas da cidade


Parque de eventos

Praça
Quilombolas
Vista Aérea
Festa do Zumbi
Cultura e folclore 
Estação Ferroviária


Dados gerais da cidade de União dos Palmares, Alagoas
Código do Município - 2709301 
Gentílico - palmarino 
Prefeito (2017) ARESKI DAMARA DE OMENA FREITAS JUNIOR 
População estimada [2018] 65.461 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 148,24 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,6 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 5.458 pessoas 
População ocupada [2017] 8,2 % 
Posição geográfica da cidade de União dos Palmares no estado de Alagoas
História da cidade de União dos Palmares, Alagoas 
União dos Palmares 
Alagoas – AL 
História 
As primeiras habitações do município de União dos Palmares surgiram no século XVIII, num povoado chamado 'Macacos', à margem esquerda do rio Mundaú. O português Domingos de Pino construiu a primeira capela do local dedicada à Santa Madalena. A povoação passou a ter o nome da padroeira 

O crescimento do lugarejo provocou seu desmembramento do município de Atalaia, a 13 de outubro de 1831, através de Decreto Governamental. A denominação 'União' surgiu através de Decreto e teve origem no fato de a cidade ser o elo entre as estradas de ferro de Alagoas e Pernambuco. Em 1944, ocorreu a mudança definitiva para 'União dos Palmares', homenageando o quilombo que permaneceu na região por quase um século 
Foi em União dos Palmares, mais precisamente na Serra da Barriga (uma das atrações turísticas da cidade), que os negros rebelados contra a escravidão construíram a República Independente do Quilombo dos Palmares, o símbolo do anseio e da resistência negra pela liberdade, tendo como líder maior o negro Zumbi, imortalizado numa estátua no alto da serra. 
Esta eh a bandeira da cidade de União dos Palmares, Alagoas
Este eh o brasão da cidade de União dos Palmares, Alagoas 
Fonte dos textos e fotos: guiadoturismobrasil.com / Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Unidão dos Palmares, AL


CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


SONHOS DE UM VIAJANTE
NA SAÍDA DA PONTE
Estava no que seria minha casa. Estava anoitecendo. Esta casa ficava na saída da ponte que liga o centro ao Bairro Porto Velho. Ficava no lado do Porto Velho. Estava do lado de fora, segurando uma lamparina, visto ter acabado a energia. Então fiquei pensando que podia ter deixado a porta dos fundos aberta e que alguém poderia entrar lá. Fui fechar a tal porta. Fiquei com medo de encontrar alguém lá dentro. A casa era estreita, mas era muito comprida. Então decidi não olhar se as janelas estavam mesmo fechadas, com medo de ter alguém ali. Sai lá fora novamente e começou a chover. 


Nisto várias mulheres tiraram a roupa, ficando de biquíni. Vários homens fizeram o mesmo, ficando somente de sunga. Estas pessoas então, debaixo daquela chuva, se atiraram no chão, na ponte, fazendo um protesto, contra não sei o que. Elas ficaram ali, deitadas de bruço, impedindo que qualquer carro viesse a passar. Nisto minha lanterna apagou, não conseguia ver mais nada, apenas ouvia o alvoroço das pessoas em seus protestos na saída da ponte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSQUE AQUI A CIDADE QUE VOCÊ PROCURA