CIDADES BRASILEIRAS - DE A a Z : UNIÃO DA VITÓRIA / PARANÁ / BRAZIL (5.380 / 5.570) POPULAÇÃO: 57.913 PESSOAS (IBGE 2020)

terça-feira, 2 de março de 2021

UNIÃO DA VITÓRIA / PARANÁ / BRAZIL (5.380 / 5.570) POPULAÇÃO: 57.913 PESSOAS (IBGE 2020)





Com belas cachoeiras (Campo Alto, Cintura de Noiva, Cachoeira da Gruta e Piscina); a Gruta da Nossa Senhora da Salette, uma histórica Igreja Ucraniana; e o Parque Histórico Iguaçu que segue a característica de um museu ao ar livre. 

Uma trilha denominada “Caminho Histórico do Paraná” foi criada para retratar o ciclo histórico do Paraná. 
PONTE DOS ARCOS 
Construída sobre o rio Iguaçu, no final da Avenida Manoel Ribas, a Ponte inaugurada em 1944, é a primeira ponte rodoviária da cidade. Também conhecida como Ponte Nova ou Ponte dos Arcos. 
MIRANTE ARNO DICKEL 
Construído em toras de eucalipto com área de 36 m², proporcionando uma excelente visão panorâmica da cidade e do Rio Iguaçu. 
CASA CULTURAL ANÍBAL KHURY – CASTELINHO 
Construção de 1929, possui pinturas nas paredes de cada cômodo. Localizado na Rua XV de Novembro, esquina com Rua Coronel Belarmino, centro. 
Hoje o Castelinho é tombado como Patrimônio Histórico Estadual e abriga a Casa Cultural Anibal Khury, onde semanalmente acontecem exposições, tertúlias, musicais e demais atividades envolvendo a cultura regional. 
PARQUE HISTÓRICO IGUASSÚ 

Conheça a história da ocupação e consolidação do território brasileiro ao longo do rio Iguaçu em meio à paisagem do remanescente florestal nativo e da beleza natural de montanhas, água e muito verde. 
A cada curva, o rio Iguaçu ainda sussurra um pouco de história e episódios da conquista: morte nas corredeiras, assaltos na mata, a descoberta de novos campos para o gado, a floresta densa e escura, cheia de bichos e selvagens, onde de baixo, pouco sol se vê. Por estes caminhos passaram a ferrovia, os sertanejos, jagunços, pistoleiros, soldados, imigrantes e depois, a rodovia. Chegou o crescimento econômico, saído do tropeirismo, dos ciclos da erva mate e da madeira. 

Emergem hoje, de um passado de conquistas, histórias e mais histórias, embaladas em atividades que sobrevivem e ainda resguardam o maior valor para as populações do planeta: um ambiente natural verde e bem preservado. 
Conheça os roteiros do Parque Histórico Iguassú e faça você também, uma viagem no tempo, para o futuro. 
Vila dos Imigrantes 
O parque está recriando o ambiente dos imigrantes que colonizaram a região com a Construção de casas típicas. São casas centenárias de madeira, restauradas e agrupadas em uma pequena vila. Servem de hospedagem à interessados em aspectos da cultura alemã, polonesa e ucraniana. 
O Parque segue a característica de um Museu ao Ar Livre. Conta a história da ocupação ao longo do vale do rio Iguaçu, da região centro-sul do Estado do Paraná incluindo aspectos sócio econômicos da colonização, desenvolvimento da cultura, modos de vida, religiosidade e tradições. 
PASSEIO INTERPONTES 

O Parque Histórico Iguassú realiza o Passeio de Barco Interpontes em União da Vitória, dando a oportunidade dos participantes conhecerem a história do majestoso Rio Iguaçu e da nossa região. O passeio tem em média 50 minutos de duração e passa pelas três importantes pontes do município: Domício Scaramella, Ponte do Arco e Ponte Machado da Costa. 
Traga seus amigos e familiares para realizar este passeio no barco Caminhos do Iguassu, pilotado pelo Capitão Dago. 


IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS 
A igreja foi uma das primeiras a se adaptar com o altar de acordo com os padrões e instruções do Concílio do Vaticano II. 
ESTÁTUA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NO MORRO DO CRISTO 
Localizado no ponto culminante de um dos mais altos morros que cercam o município, a 928 m acima do nível do mar, a estátua do Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro do Município, inaugurada em 1968. Atingida por uma escadaria de 219 degraus, com 27 m de altura, fixada em um pedestal de 6 m, todo em concreto, oferece uma magnífica vista das "cidades gêmeas" do Iguaçu que se espraia por entre montanhas, compondo a paisagem típica desta região do Paraná e Santa Catarina. 
SABOREAR UM STEINHAEGER 

Adquira o tradicional Steinhaeger na distribuidora Bebidas do Porto 
Consolidada no mercado há mais de 20 anos a Comércio de Bebidas do Porto destaca-se por sua tradição e qualidade em seus produto e atendimento. Na Bebidas do Porto você encontra o famoso Steinhaeger Doble W produzido em Porto União – SC. 
Produtos 
Steinhaeger Doble W e a Borovika, trabalha também com uma linha variada de destilados, vinhos, cervejas artesanais além de estojos e presentes. 

MORRO DA CRUZ - COMPLEXO TURÍSTICO 
Um local de grande beleza e contemplação religiosa. Composto pelo Parque Monge João Maria,Grutas,Via Sacra, Mirante, onde o visitante terá uma linda vista dos municípios de Porto União-SC, União da Vitória-PR. 
Mais Informações: 
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União-SC 
Rua Sete de Setembro 557, Centro 
MARIA FUMAÇA 310 
Construída em 1913, nos Estados Unidos, a Maria Fumaça serviu à Rede Viação Paraná Santa Catarina. Doada à cidade em 1973, a Maria Fumaça é mantida como um monumento, na Praça Visconde de Nácar, símbolo marcante da era ferroviária. 
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR SERAPIÃO 
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA 
Considerada uma obra artística de arquitetura, constitui-se de dois corpos iguais, um em União da Vitória e outro em Porto União, ligados de modo a formar uma grande abóbada em arco. Foi construída em 1942 para servir dois Estados, Paraná e Santa Catarina. 
CINE LUZ 
A ideia para a construção de um cine teatro na cidade nasceu em 1947, com a promessa de isenção de imposto (05 anos) quem se propusesse construir um. A empresa Cine Diversões Ltda. se candidata, 03 anos depois. 
Em 1951, após comprar o terreno e construir esse prédio, inaugura o cinema, com todos os seus 1600 lugares tomados pelo público. 
Em 1989 encerra as atividades cinematográficas. As instalações são adaptadas para palestras e convenções. A função original, exibição de filmes, foi recentemente restabelecida. Todo o equipamento de projeção está preservado.
MARCO DA DIVISA 
Com a notícia da chegada da ferrovia ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul, a iminente valorização das terras acirra a disputa pelo território contestado por Santa Catarina. Políticos e fazendeiros se agitam para expulsar os “caboclos-posseiros” levando à Guerra do Contestado. 

Após pouco mais de meio século de disputas políticas e quatro anos de conflitos a solução para a questão de limites foi aceita em 1916. Dividiu a antiga União da Vitória a partir deste ponto sob a linha dos trilhos. Em toda a área urbana das duas cidades a ferrovia ainda faz a divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina. 
PORTAL DO ARTESANATO 
Em União da Vitória – PR você poderá se encantar com as lindas obras do nosso Portal do Artesanato, localizado na BR-476, quilômetro 225. O artesanato é uma das mais ricas formas de expressão e representação da história da comunidade, bem como a transmissão desse legado às futuras gerações. 
Além de ser fonte de renda de muitas comunidades, as peças de artesanato retratam pedaços da nossa história. São mais de 50 artesões que têm seus trabalhos disponíveis para a venda no local. 
O Portal do Artesanato está aberto para atendimento ao público, não deixe de conhecer! 
Cachoeira da região
Aeroporto Municipal
Região central
Vista parcial
Rio Iguaçu dividindo as cidades de União da Vitória e Porto União
Dados gerais da cidade de União da Vitória. Paraná 
Código do Município - 4128203 
Gentílico - união-vitoriense 
Prefeito (2017) HILTON SANTIN ROVEDA 
População estimada [2018] 57.111 pessoas 
População no último censo [2010] 52.735 pessoas 

Densidade demográfica [2010] 73,24 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,2 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 15.477 pessoas 
População ocupada [2017] 27,1 % 
Posição geográfica da cidade de União da Vitória no estado do Paraná
História da cidade de União da Vitória, Paraná 
União da Vitória 
Paraná – PR 
História 
As primeiras expedições na região ocorreram em 1726. Porém, não estabeleceram nenhum núcleo de povoamento. Nessa época os índios botocudos e caingangues habitavam densamente esta área. 

Com a descoberta dos Campos de Palmas, e a ocupação dos mesmos, surgiu a necessidade de encurtamento do caminho entre Palmas e Palmeira, para onde seriam conduzidas as tropas de gado. Decorrente desta necessidade, Pedro Siqueira Cortes, em 12 de abril de 1842, descobriu o vau, o qual permitia a passagem de tropas e igualmente, servia como ponto de embarque e desembarque aos que utilizavam o trânsito fluvial. 
Surgiu então o local denominado de Porto União, alterado em 1855 para Porto União da Vitória, e em 1877 para Freguesia de União da Vitória. 
Esta eh a bandeira da cidade de União da Vitória, Paraná 
Este eh o brasão da cidade de União da Vitória, Paraná 
Fonte dos textos e fotos: visiteuniao.com.br / guiadoturismobrasil.com / IBGE / Wikipédia / Prefeitura Municipal de União da Vitória, PR / Thymonthy Becker 



 CONHEÇA O ESTADO DE RORAIMA


OS SONHOS QUE SONHEI
O NOVO HIPERMERCADO ABC
Estava no que seria a porta de entrada do Hipermercado ABC. Só que tinha uma escadaria, depois da porta, porque o Hipermercado ficava no subsolo. Havia várias pessoas ali esperando o Hiper abrir. Quando abriu, descemos esta escadaria e vimos que estava tudo bem diferente do que era normalmente. Havia grandes espaços para os clientes, onde antes tinham vários corredores. Perguntei a um funcionário que estava ali, o porque daquela mudança toda. Ele então disse que a partir daquele dia o Hiper só venderia alimentos. Nenhum outro item que não fosse alimento não seria vendido ali mais.


Então vi uma gôndola com vários itens que não era alimentos. Este funcionário então disse que aqueles eram os itens que não eram alimentos, que tinham sobrado e estavam sendo vendidos na promoção para acabar logo com eles. Fui até esta Gôndola e vi algumas vasilhas plásticas a venda. Falei para o Vitinho que os preços estavam bons. Mas ele disse que não iria comprar nada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSQUE AQUI A CIDADE QUE VOCÊ PROCURA