CIDADES BRASILEIRAS - DE A a Z : VARGEÃO / SANTA CATARINA / BRAZIL (5.430 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.571 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 18 de março de 2021

VARGEÃO / SANTA CATARINA / BRAZIL (5.430 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.571 PESSOAS (IBGE 2020)






Com Museu do Imigrante e o Museu Cônego Willibaldo Grunvald. O Domo de Vargeão, uma das oito crateras existentes no Brasil formadas por impacto de meteorito, é a principal atração do município. 
Colonizado por imigrantes italianos e caboclos, Vargeão guarda com carinho os hábitos e costumes dos pioneiros.

Mirante do acesso do meio 
Dos três acessos à cidade, é no Acesso do Meio que as pessoas têm uma vista completa de Vargeão. No mirante ainda é possível observar a geografia do município, evidenciando as bordas da cratera formada pela queda de um meteório há milhões de anos. 


Areal 
Situado no centro da cratera. No momento do impacto afloraram à superfície argila e areia que estavam a uma profundidade de mais de 700 m. A argila tem propriedades terapêuticas e medicinais. 
Museu Municipal 
O Museu Municipal resgata as origens de Vargeão. Nele, há três salas que retratam as memórias do Imigrante, do Caboclo e do Conego Willibaldo. 
Paróquia de São Pedro Apóstolo 
Colonizado por imigrantes italianos e caboclos, Vargeão guarda com carinho os hábitos e costumes dos pioneiros, que podem ser apreciados pelos visitantes em locais como o Museu do Imigrante e o Museu Cônego Willibaldo Grunvald. O Domo de Vargeão, uma das oito crateras existentes no Brasil formadas por impacto de meteorito, é a principal atração do município. 

Fonte D'água do Acesso Esperidião Amim 
A água que brota das pedras é ponto de parada de todos que passam pelo Acesso Esperidião Amim, na entrada Oeste de Vargeão. 

Domo de Vargeão 
Cratera de 12 km de diâmetro criada pela queda de um meteorito há 100 milhões de anos. Pode ser avistada a partir do mirante conhecido como Acesso do Meio. Segundo estudos recentes, a argila encontrada no local pode ter aplicações terapêuticas e estética 
Contorno da cratera
Comércio da cidade
Vista aérea
Acesso à cidade
Sítio


Matriz
Edifício
Rua principal
Academia em praça pública
Chegando na cidade
Ginásio Poliesportivo

Chegando na cidade
Prefeitura Municipal
Fazenda
Dados gerais da cidade de Vargeão, Santa Catarina
Código do Município - 4219101 
Gentílico - vargeonense 
Prefeito (2017) VOLMIR FELIPE 
População estimada [2018] 3.575 pessoas 
População no último censo [2010] 3.532 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 21,19 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,3 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 1.056 pessoas 
População ocupada [2017] 29,4 % 
Posição geográfica da cidade de Vargeão no estado de Santa Catarina
História da cidade de Vargeão, Santa Catarina
Vargeão 
Santa Catarina - SC 
Histórico 
Vargeão é um pequeno município localizado no Alto Vale do Rio Irani, Região Oeste de Santa Catarina, pertencente a Microrregião da Amai. 
Teve seu início por volta de 1938, através da Colonizadora Cruzeiro, quando chegaram os primeiros desbravadores oriundos do Rio Grande do Sul em busca de terras férteis. A grande várzea existente no local deu origem ao nome Vargeão. 

O primeiro colonizador que chegou foi Fortunato Danielli com seus filhos Jacinto e Mamante, posteriormente vieram suas famílias. Fixaram residência também, Isidoro Fiorini e sua esposa Helena, a qual foi a primeira mulher que ali chegou. Ainda João Batista Berté e seus filhos. Em seguida as famílias Danielli, Frozza, Basso, Pavan, Capelina, Assolini e outras que iniciaram o desbravamento e em seguida a colonização da região. 
Os primeiros colonizadores da época constituíam-se quase que em sua totalidade de descendentes de italianos, por isso a língua predominante ficou sendo o italiano. 
Inúmeras dificuldades surgiram desde o início da colonização: falta de estradas, comunicações e a distância dos centros comerciais, deixando a Vila praticamente isolada. Aos poucos os problemas foram se solucionando, e a medida em que crescia a população as necessidades vinham à tona. 
A primeira escola foi criada no dia 12 de março de 1950, tendo como primeira professora a Sra. Guilhermina Mattes Parizzoto, que chegou em 15 de Janeiro de 1939. A escola era uma espécie de associação mantida pela comunidade. 


A primeira Igreja foi construída em 1953, também através de mutirão comunitário. O primeiro padre foi o Sr. Luiz Heinen. Sua chegada foi em 1946, onde deu assistência durante 7 anos e 2 meses. 
Lentamente tem início a expansão do comércio, a exploração da madeira e em pequena escala, a industrialização da erva-mate. 
Faz parte da história do Município, o Museu Cônego Willibaldo Grunval que está junto a Igreja Matriz. Cônego Willibaldi nasceu na Alemanha, em 1955 se instalou em Vargeão, onde atuou como Vigário até 1982, tendo falecido em 1995 e enterrado em Vargeão. 
Gentílico: vargeonense 
Esta eh a bandeira da cidade de Vargeão, Santa Catarina
Este eh o brasão da cidade de Vargeão, Santa Catarina
Fonte dos textos e fotos: mapio.net / Prefeitura Municipal de Vargeão, SC / IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker 


VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE

Conheça o estado do Mato Grosso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSQUE AQUI A CIDADE QUE VOCÊ PROCURA