CIDADES BRASILEIRAS - DE A a Z : URUGUAIANA / RIO GRANDE DO SUL (5.406 / 5.570)

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

URUGUAIANA / RIO GRANDE DO SUL (5.406 / 5.570)








SEJA BEM VINDO A CIDADE PORTA DE ENTRADA PARA A ARGENTINA E URUGUAI. SEJA BEM VINDO A URUGUAIANA.


AQUI UMA VISTA PARCIAL DA CIDADE DE URUGUAIANA, RS
imagem -Barriga Verde
TURISMO EM URUGUAIANA, RS
URUGUAIANA É A MAIOR PORTA DE ENTRADA DE TURISTAS DO ESTADO, REGISTRANDO MAIS DE 100.000 TURISTAS DO PRATA, CHILENOS, PARAGUAIOS E DEMAIS PAÍSES. NESTA TERRA FOI DESTILADO O PRIMEIRO LITRO DE PETRÓLEO, BANHADO POR UM PAMPA PRIVILEGIADO, ONDE A TENDENCIA É DESENVOLVER O TURISMO RURAL, E COM UMA AMPLA REDE HOTELEIRA.
AQUI UMA BELA ARQUITETURA
imagem - Farrapo
OUTRO BELO CASARÃO
imagem - Mirian Orlandi
MAIS UM BONITO CASARÃO EM URUGUAIANA, RS
imagem - Mirian Orlandi
CASTELINHO
imagem - Farrapo
CATEDRAL DE SANT'ANA EM URUGUAIANA, RS
FUNDADA EM 24 DE MAIO DE 1946, POSSUI EM SEU INTERIOR, BELÍSSIMAS OBRAS DE ARTES, ENTRE ELAS A IMAGEM DE SANTANA, PADROEIRA DA CIDADE, EM ESTILO NEOCLÁSSICO. HÁ TAMBÉM UMA CRIPTA, ONDE ESTÃO ENTERRADOS OS BISPOS DOM FELIPE DE NADAL E DOM HERMETO.
imagem - Horacio O. Campo


DETALHES DA ARQUITETURA
imagem - Felipe Suslik
IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO EM URUGUAIANA, RS
FUNDADA EM 8/5/1928, PELA ORDEM DOS CARMELITAS DESCALÇOS.POSSUI ESTILO GÓTICO. A ESTÁTUA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, FOI ESCULPIDA EM MADEIRA PAU BRASIL EM PORTUGAL, PELO ESCULTOR JOSÉ FERREIRA THEDIN, E VEIO PARA URUGUAIANA DE NAVIO PELO URUGUAI.
imagem - JM Fotografia
INTERIOR DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
imagem - Farrapo
VISTA PARCIAL DA CIDADE DE URUGUAIANA, RS
imagem - Portal Uruguaiana
VISTA PARCIAL DE OUTRA REGIÃO
imagem - Portal Uruguaiana
PONTE INTERNACIONAL AGUSTIN JUSTO - GETÚLIO VARGAS NA CIDADE DE URUGUAIANA, RS
LIGA URUGUAIANA (BRASIL) A PASO DE LOS LIBRES ( ARGENTINA ). FOI A PRIMEIRA PONTE CONSTRUÍDA ENTRE BRASIL E ARGENTINA E A MAIOR DA AMÉRICA DO SUL NA DÉCADA DE 40.


UM SONHO DE UM GRUPO DE COMERCIANTES BRASILEIROS E ARGENTINOS, QUE TORNOU-SE REALIDADE COM O LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL COM OS PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS E AUGUSTIN JUSTO, AFIM DE FACILITAR O COMERCIO JÁ EXISTENTE.
imagem - JM Fotografia
FOI ACORDADO QUE A CONSTRUÇÃO DA PONTE SERIA DIVIDIDA EM DUAS PARTES IGUAIS, FICANDO SOB A RESPONSABILIDADE DE CADA PAÍS A CONSTRUÇÃO DE SUA PARTE, MAS SENDO O FERRO UTILIZADO, BRASILEIRO E O CIMENTO ARGENTINO. ESSA FOI UMA DEMONSTRAÇÃO DA INTEGRAÇÃO DOS DOIS PAÍSES. ALÉM DISSO, SERIA RODO-FERROVIÁRIA, COM DUAS ALAMEDAS PARA PEDESTRES.
imagem - Pe Hugo Stefen
EM 21 DE MAIO DE 1947, A PONTE INTERNACIONAL AUGUSTIN JUSTO - GETÚLIO VARGAS, FOI INAUGURADA PELOS PRESIDENTES JUAN DOMINGO PERON E EURICO GASPAR DUTRA ( BRASIL ), CONTANDO COM PRESENÇA DA PRIMEIRA DAMA DA ARGENTINA, EVITA PERON. A PONTE MEDE 1,419 METROS, E FEZ DESSA CIDADE, O MAIOR PORTO SECO DO PAÍS, PASSANDO POR ELA, UMA MEDIA DE 10 MIL CAMINHÕES POR MÊS.
imagem - PMU
AQUI A PONTE POR INTEIRO
imagem - Carlo Giorgi
PARCIAL MOSTRANDO O RIO
imagem - Carlo Giorgi


OUTRA PARCIAL
imagem - Portal Uruguaiana
PARQUE DOM PEDRO II EM URUGUAIANA, RS
TAMBÉM CONHECIDO COMO "PARCÃO", ESTÁ SITUADO NO CENTRO DA CIDADE, AV. PRESIDENTE VARGAS, ESQUINA COM FLORES DA CUNHA. POSSUI DUAS QUADRAS DE FUTEBOL SETE, UMA QUADRA DE FUTEBOL DE SALÃO, DUAS QUADRAS POLIVALENTES, UMA PISTA DE PATINAÇÃO, DUAS QUADRAS DE VÔLEI DE AREIA, PRACINHA, PISTA DE CORRIDA, UM CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS, BANHEIROS E SEDE DA ADMINISTRAÇÃO. É O LOCAL QUE MAIS ATRAI EVENTOS DA CIDADE.
imagem - PMU
imagem - PMU
PRAIA DO CANTÃO EM URUGUAIANA, RS
LOCALIZAÇÃO: NO DISTRITO DE SÃO MARCOS, A CERCA DE 50 KM DE URUGUAIANA.
O LOCAL OFERECE COMPLETA INFRA-ESTRUTURA PARA CAMPING COM CARAMANCHÕES, CABANAS, RESTAURANTE, BANHEIROS, PARQUE INFANTIL, PISCINA, QUADRA DE AREIA E RAMPA PARA BARCOS.


O FUNCIONAMENTO É PERMANENTE. MUITO PROCURADO POR PESCADORES QUE TRAZEM SEUS BARCOS. O LOCAL É LIMPO, COM GRAMADO BEM CUIDADO E BANCOS. SEU ACESSO É ASFALTADO EM SEU MAIOR TRECHO E SINALIZADO.
imagem - PMU
imagem - PMU
imagem - PMU
PRAÇA RIO BRANCO EM URUGUAIANA, RS
imagem - Horacio O. Campo
PREFEITURA MUNICIPAL DA CIDADE DE URUGUAIANA, RS
ESTILO NEO-ROMANO, INAUGURADO NA GESTÃO DO PRIMEIRO INTENDENTE GABRIEL PORTUGAL. A PEDRA FUNDAMENTAL FOI LANÇADA EM 13 DE MAIO DE 1889.
imagem - Farrapo


SINDICATO RURAL DE URUGUAIANA, RS
imagem - Valery Pugatch
CASARÃO DOS BARBARAS EM URUGUAIANA, RS
BELÍSSIMA RESIDÊNCIA CONSTRUÍDA EM 1913, POR MIGUEL BARBARA, COMERCIANTE IMIGRANTE DA ARGENTINA, QUE INSTALOU-SE NESTA CIDADE. O MATERIAL DA CONSTRUÇÃO FOI TODO IMPORTADO, SENDO O MÁRMORE DE CARRARO ORIUNDO DA ITÁLIA E VIDROS DA FRANÇA.
imagem - PMU
CENTRO CULTURAL DR. PEDRO MARINI EM URUGUAIANA, RS
O PRÉDIO PERTENCIA A FAMÍLIA DE BALDOMIRO BARBARA, QUE FOI CONSTRUÍDO EM 1913. EM 1930, FOI VENDIDO PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO, MAS HOJE, ATRAVÉS DE UM COMODATO (EXÉRCITO E PREFEITURA MUNICIPAL), FUNCIONA O CENTRO CULTURAL, COM SEUS MUSEUS, BIBLIOTECAS E OFICINAS DE ARTE.


CONSTRUÍDO COM MATERIAL IMPORTADO DA ITÁLIA, TEM O PRIVILEGIO DE TER NO SEU INTERIOR, O PRIMEIRO ELEVADOR E PRIMEIRA CALEFAÇÃO INTERNA DA CIDADE.
imagem - PMU
MONUMENTO A CALIFÓRNIA EM URUGUAIANA, RS
A CALHANDRA E O TROFÉU OFERECIDO AOS VENCEDORES DA CALIFÓRNIA DA CANÇÃO NATIVA, MAIOR FESTIVAL DE MÚSICA NATIVISTA DO RGS, REALIZADO A 28 ANOS EM URUGUAIANA. ESTÁ NA PRAÇA, UM MONUMENTO A ESTE EVENTO, OFERECIDO PELO GRUPO RBS
imagem - PMU
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DE URUGUAIANA, RS
imagem - PMU
CLUBE COMERCIAL E URUGUAIANA, RS
FUNDADO PELO COMERCIANTE LUIZ BETINELLI, EM 13 DE AGOSTO DE 1893. O PRÉDIO E UMA RÉPLICA DA BIBLIOTECA PÚBLICA DE VARSÓVIA. OS ESPELHOS, DO SALÃO DE ESPELHOS, SÃO TODOS FRANCESES, BEM COMO SUAS LUMINÁRIAS.
imagem - PMU
SINUELO DO PAGO EM URUGUAIANA, RS
CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS (CTG), LOCALIZADO NA COXILHA DA TRÍPLICE ALIANÇA, HOJE BAIRRO SANTO INÁCIO. LÁ, AS TROPAS DE DOM PEDRO II, PERMANECERAM ACAMPADAS DURANTE A GUERRA DO PARAGUAI E FOI ASSINADO O TRATADO, ONDE O BRASIL E A GRÃ-BRETANHA, REATAVAM OS LAÇOS DE AMIZADE.
imagem - PMU

COLÉGIO UNIÃO EM URUGUAIANA, RS
FUNDADO PELO FRANCÊS ALEIXO VOURLOD, E UMA DAS ESCOLAS MAIS ANTIGAS DA CIDADE.
imagem - PMU
MUSEU DE URUGUAIANA, RS
OBELISCO EM URUGUAIANA, RS
HOMENAGEM AO LOCAL ONDE DOM PEDRO II, RECEBEU A ESPADA DO CORONEL ESTIGARRIBIA, QUANDO OS PARAGUAIOS RENDERAM-SE AS TROPAS DA TRÍPLICE ALIANÇA ( URUGUAI, BRASIL E ARGENTINA ), EM 1865. AQUI, TAMBÉM FOI ASSINADO O TRATADO DE AMIZADE COM A GRÃ-BRETANHA, FIRMADO POR DOM PEDRO II E O MINISTRO THORNTON.
imagem - PMU
LOGOTIPO DA PONTE INTERNACIONAL BRASIL – ARGENTINA NA CIDADE DE URUGUAIANA, RS
"SÍMBOLO DE URUGUAIANA" A PONTE INTERNACIONAL AGUSTÍN JUSTO, QUE INTERLIGA AS FRONTEIRAS DE BRASIL E ARGENTINA, MARCO HISTÓRICO, ENTRE AS CIDADES DE URUGUAIANA E A VIZINHA PASO DE LOS LIBRES.
imagem - PMU
PRAÇA
imagem - Portal Natureza brasileira
A VELHA DESTILARIA EM URUGUAIANA, RS
A PRIMEIRA DESTILARIA DE PETRÓLEO DO BRASIL FOI ESTABELECIDA EM URUGUAIANA, EM 1936. CHAMAVA-SE DESTILARIA RIO-GRANDENSE DE PETRÓLEO, TRONCO DO COMPLEXO INDUSTRIAL IPIRANGA. NO TERRENO, ATUALMENTE ESTÃO INSTALADOS RESERVATÓRIOS DE COMBUSTÍVEIS.
imagem - PMU


VISTA DA AVENIDA XV DE NOVEMBRO EM URUGUAIANA, RS
imagem - Carlo Giorgi
DEPOIS DO RIO
imagem - Barriga Verde
PARCIAL COM AS TORRES DA PONTE INTERNACIONAL
imagem - ?
A CIDADE E A PONTE DE URUGUAIANA, RS
imagem - ?
FUTURO EM URUGUAIANA, RS
EM 152 ANOS DE EXISTÊNCIA, O NOSSO MUNICÍPIO FIGURA COMO 4º MAIOR DO ESTADO, O MAIOR PORTO-SECO DA AMERICA LATINA, COM 80% DA EXPORTAÇÃO NACIONAL ATRAVESSANDO A PONTE INTERNACIONAL E CERTAMENTE, CAMINHA PARA SOLIDIFICAR-SE COMO A "CAPITAL DO MERCOSUL".
POR DO SOL NA PRAIA DO CANTÃO
imagem - PMU
População estimada 2016 (1) - 129.720
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 5.703,586
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 21,95
Código do Município 4322400
Gentílico - uruguaianense
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE URUGUAIANA, RS
O PRIMEIRO NOME FOI SANTANA DO URUGUAI.
O NOME ATUAL EH UMA REFERÊNCIA AO RIO URUGUAI QUE MARGEIA A CIDADE E SANT'ANA, PADROEIRA DO MUNICÍPIO
Gentílico: uruguaianense
HISTÓRICO DA CIDADE DE URUGUAIANA, RS
Sua etnia foi originada por grupo nômades indígenas e posteriormente os elementos colonizadores foram os espanhóis, portugueses e africanos. As correntes migratórias modernas são representadas por italianos, alemães, espanhóis, franceses e árabes.
As terras que hoje constituem o município Uruguaiana, no início do século XVI, integravam-se na Capitania de São Paulo, pois a ela estavam subordinadas todas as terras que dali se estendiam para o sul, até o rio prata.


Em 1735, quando o brigadeiro José da Silva Pais assumiu o comando da província do Rio Grande de São Pedro, mandou construir uma fortificação na entrada do canal que liga a lagoa dos patos ao atlântico, o que possibilitou o desligamento dessa província da ingerência paulista em 1738, passou à juridição do governo constituído em Santa Catarina, que abrangia os atuais territórios deste estado e do Rio Grande do Sul, porém na dependência da capitania do Rio de Janeiro.


Em 1760, com a nomeação do coronel Inácio Eloi de Madureira, para o governo do Rio Grande de São Pedro, estas terras foram desligadas da jurisdição de Santa Catarina, passando a formar uma província autônoma no período do Brasil colônia.
As terras pertencentes ao município de Alegrete, que antes pertenciam ao de Cachoeira, é que surgiu Uruguaiana, como município independente.
A concessão mais antiga das terras na paróquia de Uruguaiana foi feita por D. Diogo de Souza Silveira de Souza, em 1814, entre Ibicuí e Ibirocai.


Inúmeras outras terras foram concedidas ou compradas nesta região.
A partir de 1835, com o desenrolar da revolução farroupilha, tinha o governo republicano apoderado-se de toda a margem do Ibicuí, daí a necessidade de fundar uma povoação à esquerda do Uruguai, conveniente tanto do ponto de vista militar como fiscal por ser fronteira, lugar de contrabando. Tal atitude deve-se a domingos José de Almeida.
Após uma série de diligências, foi escolhido o local, denominado Capão do Tigre, nas terras de Manoel Joaquim Couto Rico. Quem mais influenciou na escolha do novo local foi o general Davi Canabarro, que era o comandante militar desta fronteira.


O novo povoado chamava-se, no início, Santana do Uruguai, a posterior demarcação das divisas da cidade e o traçado das ruas , deve-se a Duque de Caxias e a Domingos José de Almeida.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE URUGUAIANA, RIO GRANDE DO SUL
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA, RS

Fonte / Fotos = IBGE / Wikipédia / Portal do Governo de uruguaiana, RS / Thymonthy Becker





Conheça o estado do Rio de Janeiro





Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSQUE AQUI A CIDADE QUE VOCÊ PROCURA