CIDADES BRASILEIRAS - DE A a Z : URUCUIA / MINAS GERAIS / BRAZIL (5.404 / 5.570) POPULAÇÃO: 17.173 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 1 de abril de 2021

URUCUIA / MINAS GERAIS / BRAZIL (5.404 / 5.570) POPULAÇÃO: 17.173 PESSOAS (IBGE 2020)





Dado o tamanho continental do Brazil, Urucuia fica mais próximo de capitais estrangeiras como Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Asuncion (Paraguai) e La Paz (Bolívia) do que da cidade mais distante em território nacional.
Alguns pontos turísticos
Vila Olímpica 
Rio Urucuia
Rancho dos Ipês 
Recanto das Caranhas 

Praça central
Bar Mutuca


Recanto do Foguinho

Capela de Nossa Senhora da Conceição 
imagem - Gilberto Brito


AQUI O RIO URUCUIA EM URUCUIA, MG
imagem -  Wikipédia
VOCÊ SABIA?
A cidade mais próxima de Urucuia em território nacional é Riachinho MG (33 km), e, a mais distante é Uiramutã RR (4.642 km)?
AQUI A SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES DE URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito
CASAS COLORIDAS EM URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito
VOCÊ SABIA?
Dado o tamanho continental do Brasil, Urucuia fica mais próximo de capitais estrangeiras como Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Asuncion (Paraguai) e La Paz (Bolívia) do que da cidade mais distante em território nacional?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito
imagem - Gilberto Brito
imagem - Luciano Ng Xavier
VOCÊ SABIA?
A capital estrangeira mais próxima de Urucuia é Asuncion - Paraguai (2.091 km/estradas), que está mais próxima que Fortaleza - CE?
AQUI A VILA OLÍMPICA E A CIDADE DE URUCUIA, MG LOGO APÓS
imagem -  Alberto Cavalcanti
imagem - Luciano Ng Xavier
imagem - Luciano Ng Xavier
imagem - Gilberto Brito
ZONA RURAL DA CIDADE DE URUCUIA, MG
imagem - ?
imagem - Gilberto Brito
ESTRADINHA
imagem - Gilberto Brito
RIACHO DAS PEDRAS EM URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito


RIACHO TABOCAS EM URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito
COMUNIDADE "BONITO" EM URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito
SUCUPIRA FLORIDO
imagem - Gilberto Brito
ESPORTE E EDUCAÇÃO EM URUCUIA, MG
Urucuia, através de constantes investimentos, criou uma aptidão incomum na região, para o esporte. Cidade pequena, porém, conta com 4 ginásios poliesportivos cobertos, 1 vila olímpica que integra 1 escola de esportes (academia, artes maciais, xadrez, dança, dentre outros), 1 estádio coberto denominado Rutilhão com capacidade para a quase 10 mil pessoas, pistas oficiais de atletismo, e, ensino integral na rede pública (ensino+esporte).
POLIESPORTIVO DE URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito
imagem - Alberto Cavalcanti
ESTÁDIO RUTILHÃO EM URUCUIA, MG
imagem - Alberto Cavalcanti
VILA OLÍMPICA EM URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito
imagem - Gilberto Brito
imagem - Gilberto Brito
imagem -  Wikipédia
A CIDADE DE URUCUIA, MG POSSUI EM SEU MUNICÍPIO, CERCA DE:
11 escolas de ensino fundamental.
1 escola de ensino médio.
2 escolas de ensino pré-escolar.
1 escola-polo de ensino superior a distancia.
Ao todo cerca de 3 mil alunos desfrutam do ensino público na cidade.
AQUI UMA PISTA DE VAQUEJADA EM URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito
IPÊ ROXO
imagem - ?
População estimada 2016 (1) - 15.833
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.076,942
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 6,55
Código do Município 3170529
Prefeito 2017 / RUTILIO EUGENIO CAVALCANTI FILHO
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE URUCUIA, MG
Em Tupi-guarani, o nome da cidade significa "Águas Cristalinas, ou, Águas Claras". Uma clara referência ao Rio Urucuia, do qual a cidade herdou o nome.

Gentílico: urucuiano
HISTÓRICO DA CIDADE DE URUCUIA, MG
URUCUIA
Minas Gerais - MG
O Município de Urucuia - MG está situado em sua totalidade numa grande bacia sedimentar, tendo o solo características do tipo arenoso. Assim, areias quartzosas é o cenário característico a todo transeunte das estradas que ligam povoados e fazendas.
A história do município de Urucuia remonta ao desbravamento da região. Por volta de 1553, os bandeirantes (Bandeira Espinosa), passaram pela região, mas não fixaram.
Com o passar dos tempos, veio o Ciclo do Ouro, surgiu então a necessidade de fixar-se na região para evitar os roubos e o contrabando. O bandeirante Domingos de Prado de Oliveira comandou a construção das primeiras habitações e organizou os primeiros núcleos de moradores.
Surgiu então a cidade de São Francisco que inicialmente teve o nome de Pedra dos Angicos, esta foi elevada à categoria de cidade em 1877.
A história do Municípío de Urucuia se inicia em 24 de fevereiro de 1891, quando, através do Decreto 398, do Exmo. Governador do Estado de Minas Gerais, foi criado o Distrito de Urucuia - MG, em território do então Distrito Brejo da Passagem, município de São Francisco. Como nesta época não havia nenhum povoado nesta extensão territorial da qual foi delimitado o Distrito, escolheram a "Fazenda Alegre", por haver ali uma capela e um pequeno aglomerado de casas, para constituir a sede do Distrito de Urucuia. Num breve espaço de tempo, os moradores perceberam a dificuldade de acesso à Fazenda Alegre, que ficava distante da cidade de São Francisco.


A sede do Distrito é então transferida para outra localidade, denominada "Porto da Manga".
"Porto da Manga" ficou assim conhecido por ser ponto de travessia da região existente no barranco do Rio Urucuia, e principalmente pelo fato de haver próximo ao Porto uma grande mangueira, onde os viajantes contavam com sua maravilhosa sombra para um ligeiro descanso, enquanto conversavam com a Viúva Dona Joana, uma das poucas pessoas que moravam nestas imediações, e que sempre mantinha uma canoa ancorada no Porto.
Por ser bastante generosa, emprestava a mesma a quem tivesse necessidade de atravessar o rio. Dona Joana e a mangueira permanecem na memória daqueles que viveram a origem e contribuíram pra a evolução de Porto da Manga.
Mesmo sendo Vila de Urucuia, nome oficial do distrito, ningúem assim o chamava, sendo que, até mesmo nas correspondências, vinha sempre sobrescrito "Porto da Manga".


A fundação do Distrito é atribuída a Policarpo Ramos, latifundiário na época, um dos primeiros moradores e um dos fundadores do Distrito. Ele doou uma considerável área de terra para a fundação do patrimônio da Vila e para a construção da Igreja Católica, que foi construída em homenagem à "Nossa Senhora da Conceição", padroeira da região e cujos festejos continuam até os dias atuais.
Nascia então o povoado de Urucuia e a história de seus fundadores, que inicialmente foram poucos, entre eles: Policarpo Ramos, Flonora Martins Ramos, João Honorato e outros. 
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE URUCUIA, MG
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE URUCUIA, MG
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Governo de Urucuia, MG /



Conheça o estado de Santa Catarina






Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSQUE AQUI A CIDADE QUE VOCÊ PROCURA