CIDADES BRASILEIRAS - DE A a Z : VENDA NOVA DO IMIGRANTE / ESPÍRITO SANTO / BRAZIL (5.462 / 5.570) POPULAÇÃO: 25.745 PESSOAS (IBGE 2020)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

VENDA NOVA DO IMIGRANTE / ESPÍRITO SANTO / BRAZIL (5.462 / 5.570) POPULAÇÃO: 25.745 PESSOAS (IBGE 2020)




O agroturismo é uma modalidade de turismo que envolve a vida no campo com a visitação. Em várias propriedades rurais, você poderá degustar os produtos feitos ali mesmo e ainda ter um pouco da experiência de saber como é feito, além de conversar e aproveitar um clima familiar.



Agroturismo 
Referência em todo o País como o berço do Agroturismo. Modalidade de turismo rural que associa a vivência do cotidiano agrícola ao lazer, à visitação e a valorização do meio ambiente. 
Reconhecido como a Capital Nacional do setor pela Abratur (Associação Brasileira de Turismo Rural), o município capixaba começou a desenvolver o Agroturismo em 1987, quando a atividade nem tinha nome no Brasil. A denominação usada vem do italiano “agriturismo” e foi na Itália que os primeiros empreendedores buscaram informações para a prática. 
Roteiros de agroturismo (Fotos: Divulgação) 

São nossos maiores atrativos. O agroturismo é uma modalidade de turismo que envolve a vida no campo com a visitação. Em várias propriedades rurais de Venda Nova do Imigrante, você poderá degustar os produtos feitos ali mesmo e ainda ter um pouco da experiência de saber como é feito, além de conversar e aproveitar um clima familiar. Também há opções de hospedagem que vão te dar a sensação de paz das montanhas. Em www.descubravendanova.es.gov.br você encontra uma lista organizada de onde comer, onde ficar e muito mais. 
Lago de Alto Bananeiras (foto: Ascom/PMVNI) 
É uma reserva artificial de água que espelha o céu azul. Fica pertinho da igreja católica da comunidade de Alto Bananeiras e é um cenário incrível para fotos. Quem quiser pode levar o anzol, pois o lago contém várias espécies de peixe para pesca. Para chegar, pegue a rodovia sentido Alto Bananeiras no KM 106 da BR-262. 
Loja do Agroturismo e Artesanato (Foto: Ascom/PMVNI) 
Uma lojinha no estilo de casa colonial onde é possível adquirir artesanato local e produtos do agroturismo. Pode ser seu ponto de partida para passeios por Venda Nova do Imigrante e região, uma vez que no local também funciona como ponto de informações turísticas. Funciona na chegada a Venda Nova Nova do Imigrante para quem vem de Vitória, na altura do KM de 102 da BR-262, segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados, das 9h às 14h. 
Feira da Agricultura Familiar (Foto: Divulgação) 
Acontece uma vez por semana nas sextas-feiras úteis e reúne dezenas de famílias que comercializam produtos feitos por elas mesmas, como doces, pães, bolos, geleias. Também há legumes e verduras sempre frescos. A feira funciona no bairro Vila Betânea a partir das 17h. 
Pedra do Rego (Foto: Tadeu Bianconi/Setur) 
Uma formação rochosa símbolo de Venda Nova do Imigrante. Permite caminhada e um ótimo ponto para observação e fotografia. Para chegar, pegue a rodovia sentido Alto Bananeiras no KM 106 da BR-262. 
Rampa de voo livre (Foto: Joacir Azeredo) 
É o ponto de onde saltam atletas de asa delta e parapente. Se você não for por esporte, pode aproveitar a vista de Venda Nova do Imigrante. Para chegar, acesse a estrada de terra que parte da BR-262 na altura do KM 101. 
Vista parcial da cidade
Entorno da cidade
Praça central
Vista aérea
Venda Nova do Imigrante
Agroturismo eh o forte da cidade
Loja do Agroturismo
Entorno da cidade
Pedra Azul
Cachoeira
Avenida principal e de acesso 
Vista parcial
Dados gerais da cidade de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo
Código do Município - 3205069 
Gentílico - venda-novense 
Prefeito (2017) BRAZ DELPUPO 
População estimada [2018] 24.800 pessoas 
População no último censo [2010] 20.447 pessoas 

Densidade demográfica [2010] 109,98 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016] 2,0 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2016] 6.088 pessoas 
População ocupada [2016] 25,2 % 
Posição geográfica da cidade de Venda Nova do Imigrante no estado do Espírito Santo
História da cidade de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo
Venda Nova do Imigrante 
Espírito Santo 
História 
Venda Nova começou a ser colonizada por volta de 1892, basicamente por imigrantes italianos, cuja cultura permanece viva em seus descendentes e na vida da comunidade vendanovense. No entanto bem antes a região era habitada por índios, provavelmente Puris, dos quais foram encontrados muitos objetos pela primeira leva de imigrantes que aqui chegaram. 

Antes da colonização italiana, grandes fazendas de café de propriedade dos portugueses floresceram no altiplano serrano, onde mais tarde nasceria Venda Nova. Entre as fazendas destacam-se: Providência, Lavrinhas, Tapera, Bananeiras, Bicuíba e Viçosinha. Junto com os portugueses vieram os negros escravos, que lidavam na lavoura. Contudo, com a abolição da escravatura, essas fazendas caíram no abandono até que surgissem os colonos, imigrantes italianos, originários da Região do Vêneto (Itália), atraídos pela procura de terras nas localidades de São Pedro do Araguaia, Matilde, São Martinho e Carolina, sendo inicialmente cerca de 18 a 20 famílias, entre elas: 
Perim, Caliman, Zandonadi, Altoé, Bragato, Venturim, Falcheto, Brioschi, Sossai, Carnielli, Cola, Minetti, Lorenzoni, Delpupo, Tonolli, Ambrozim, Scabello, Mazzoco, Fioreze e Mascarello. 
A comunidade que surgiu com a chegada dos primeiros imigrantes em 1892, conserva traços fortes da cultura dos mesmos, principalmente o espírito comunitário e progressista, manifestados em 1922 com a construção da primeira escola, a instalação da linha telefônica em 1925, a criação da Cooperativa Agrária de Lavrinhas (1927) ou mesmo a construção dos primeiros 20 km de estrada em regime de mutirão. 


Venda Nova se expandiu mantendo sua identidade sem maiores afluências de estranhos, até que se viu 'rasgada' pela BR 262 (Rodovia Presidente Costa e Silva), nos idos de 1957, experimentando um crescimento extraordinário, graças ao impulso dado com a ligação com grandes centros, como Vitória e Belo Horizonte.
Esta eh a bandeira da cidade de Venda Nova do Imigrante, ES
Este eh o brasão da cidade de Venda Nova do Imigrante, ES

Fonte dos textos e fotos: IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, ES / Charlie Styforlamber




Conheça o Mundo Olhando da Janela do Trem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSQUE AQUI A CIDADE QUE VOCÊ PROCURA